12 de novembro de 2014 – O IV Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação em Zootecnia, dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs), terminou hoje, em Brasília,  com a elaboração de uma proposta para atualizar a Resolução CFMV nº 619/94, que especifica o campo de atividades da Zootecnia. A presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia (CNEZ), Ana Cláudia Ambiel Corral Camargo, encerrou os trabalhos, enaltecendo a relevância dos assuntos discutidos, a interação  entre os participantes e a representatividade significativa, já que o evento reuniu  membros de comissões de 13 estados, além do Distrito Federal.

Para dra Cláudia, os assuntos abordados nos dois dias do evento foram importantes para definir o planejamento estratégico da CNEZ  do ano que vem e para delinear  as ações comemorativas  pelos 50 anos da profissão, que serão celebrados em 13 de maio de 2015. “Além disso, discutimos intensamente a proposta para a atualização da Resolução nº 619, que se encontra atualmente defasada, pois ela existe há mais de 20 anos”, declara a presidente da CNEZ, que encaminhará a proposta consolidada para a presidência do CFMV.

A representante do CRMV-SP e coordenadora do curso de Zootecnia da Unesp-Jabuticabal, dra Sandra Aidar de Queiroz, considerou o encontro produtivo por ter tratado de temas relevantes, que poderão afetar o dia-a-dia dos profissionais da área. “A realidade mudou e a Zootecnia tem que se adequar. É muito importante a atualização da resolução, por exemplo”.

Para o representante CRMV-PB, dr. Edilson Paes Saraiva, o encontro proporcionou trocas experiências com especialistas de diversas regiões do país.  “Problemas existem em todos os estados. Trocamos experiências e discutimos pontos críticos que necessitam ser adequados”, concluiu.

O evento

O IV Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação em Zootecnia aconteceu na sede do CFMV e contou com a participação de representantes do Distrito Federal e de 13 estados:  Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Sergipe, Bahia, Mato Grosso do Sul e Paraíba. No primeiro dia, a importância da Zootecnia no Brasil e a valorização profissional pautaram as discussões; o marketing para a Zootecnia e a data comemorativa dos 50 anos da Zootecnia brasileira também foram discutidos.

LEGENDA DA FOTO:  Participantes do fórum sobre educação em Zootecnia encerram o evento organizado pelo CFMV em Brasília. CRÉDITO: Gustavo Gusso/CFMV.

Assessoria de Comunicação do CFMV