Workshop sobre Esporotricose foi realizado pelo CRMV/PB em João Pessoa
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba realizou no último sábado (09) o Workshop Esporotricose A-Z, ministrado pela Médica Veterinária Profª Dra. Roseana Diniz (UFRPE) e a Médica Veterinária Alessandra Veras, no auditório da Faculdade DeVry em João Pessoa.
A Dra. Roseana fez uma abordagem detalhada sobre a história do agente etiológico da esporotricose, sobre a distribuição a nível nacional e mundial. Relacionou as características dos microrganismos, quais os sinais clínicos nos animais, os meios de diagnósticos e formas de tratamento, a “esporotricose é uma doença curável, um diagnóstico precoce e um tratamento bem orientado, geralmente tem evolução para cura clínica do animal” pontuou ela.
Ainda na sua apresentação foram discutidos assuntos como políticas públicas, diretrizes na saúde pública, medicina do coletivo e biosseguridade.
Dra. Roseana Diniz / Foto Ascom/CRMV/PB
Sobre a relação da doença com o gato, onde o felino é visto como o transmissor, Roseana esclarece que “o solo é quem transmite, o gato não é o problema ele é a sinalização de um problema que existe na região. O gato é um indicativo de que no solo da região em que o animal vive, existe a presença do fungo de forma patogênica”.
A Méd. Vet. Alessandra Veras abordou sobre as chaves para um diagnóstico mais preciso como a necessidade do exame clínico das lesões, a epidemiologia, o histórico, anamnese e exames laboratoriais.
Méd. Vet. Alessandra Veras / Fotos Ascom/CRMV/PB
O workshop trouxe muito conhecimento teórico e prático, troca de experiências e muitas discussões sobre a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente.
Ascom CRMV/PB