VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária irá debater o trabalho do médico veterinário na Saúde Única
09 de agosto de 2016
Por Carolina Menkes
A importância do médico veterinário na Saúde Pública e seu trabalho na ligação entre a saúde ambiental, humana e animal, a Saúde Única, foram temas escolhidos para a oitava edição do Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária.
O evento, organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com o apoio do CRMV-MS, acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Campo Grande (MS). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do CFMV a partir do dia 15/08. Podem se inscrever estudantes e profissionais de Medicina Veterinária.
Na programação estão palestras de integrantes da Comissão Nacional de Saúde Pública (CNSPV) do CFMV e de outras comissões nacionais do Conselho Federal, incluindo a Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar animal (Cebea) e a Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV), que irão abordar o bem-estar único e a residência multiprofissional em saúde.
“Pretendemos trazer o elo animal, ambiental e humano para o público-alvo e mostrar que a saúde pública e o bem-estar estão dentro da Saúde Única. Isso fica claro na prática, ao apresentar o trabalho da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV dentro da atenção básica e na vigilância e controle de zoonoses”, explica a presidente da CNSPV/CFMV, Sthenia Amora.
Haverá ainda palestras e mesas redondas sobre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com relatos de experiências bem-sucedidas de médicos veterinários dentro do NASF. Integrantes do Ministérios da Saúde vão abordar a situação atual da raiva no Brasil e no estado do Mato Grosso do Sul, além da situação da Leishmaniose Visceral Canina e Humana no estado.
Saiba mais
Desde suas primeiras edições, o Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV busca discutir temas atuais na área de Saúde Pública que estão em evidência no Brasil e no mundo. Ao longo dos anos, o evento tem se tornado mais abrangente, com discussões voltadas para a saúde humana, ambiental e animal, a Saúde Única.
“Hoje percebemos que é impossível discutir a saúde animal e humana sem discutir as questões do meio onde esses seres estão inseridos. A Medicina Veterinária foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade”, finaliza Amora.
Fórum das comissões de Saúde Pública
Após o Seminário, nos dias 20 e 21 de outubro, será realizado o VII Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Mato Grosso do Sul (CRMV-MS).
A ideia, com o fórum, é fortalecer a atuação do Sistema CFMV/CRMVs, incentivando a criação de comissões de saúde pública nos estados que ainda não possuem e a fortalecimento das que já existem.
O objetivo é que iniciativas e ações realizadas pela CNPSV/CFMV sejam replicadas também pelas comissões dos estados.
Durante o VII Fórum, a CNSPV/CFMV vai trazer como discussão inédita a saúde e bem-estar únicos como meta de trabalho conjunto das comissões. Será discutido também o andamento dos planos de ação construídos na edição anterior.
Atualmente, 17 estados possuem Comissões Regionais de Saúde Pública Veterinária. São eles São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Amapá, Paraíba, Goiás, Baía, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Sul.
Serviço
VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária
Tema: O médico veterinário na Saúde Única
Data: 18 e 19 de outubro de 2016
Local: Auditório Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) – Campo Grande (MS)
Público-alvo: estudantes e profissionais de Medicina Veterinária
Inscrições a partir de 15/8 pelo site do CFMV . No local do evento nos dias do Seminário.
Assessoria de Comunicação do CFMV