agosto de 2016

Por Carolina Menkes

A importância do médico veterinário na Saúde Pública e seu trabalho na ligação entre a saúde ambiental, humana e animal, a Saúde Única, foram temas escolhidos para a oitava edição do Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária.

O evento, organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com o apoio do CRMV-MS, acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Campo Grande (MS). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do CFMV até o dia 4 de outubro. Podem se inscrever estudantes e profissionais de Medicina Veterinária.

Na programação estão palestras de integrantes da Comissão Nacional de Saúde Pública (CNSPV) do CFMV e de outras comissões nacionais do Conselho Federal, incluindo a Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar animal (Cebea) e a Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV), que irão abordar o bem-estar único e a residência multiprofissional em saúde.

“Pretendemos trazer o elo animal, ambiental e humano para o público-alvo e mostrar que a saúde pública e o bem-estar estão dentro da Saúde Única. Isso fica claro na prática, ao apresentar o trabalho da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV dentro da atenção básica e na vigilância e controle de zoonoses”, explica a presidente da CNSPV/CFMV, Sthenia Amora.

Haverá ainda palestras e mesas redondas sobre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com relatos de experiências bem-sucedidas de médicos veterinários dentro do NASF. Integrantes do Ministérios da Saúde vão abordar a situação atual da raiva no Brasil e no estado do Mato Grosso do Sul, além da situação da Leishmaniose Visceral Canina e Humana no estado.

Saiba mais

Desde suas primeiras edições, o Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV busca discutir temas atuais na área de Saúde Pública que estão em evidência no Brasil e no mundo. Ao longo dos anos, o evento tem se tornado mais abrangente, com discussões voltadas para a saúde humana, ambiental e animal, a Saúde Única.

“Hoje percebemos que é impossível discutir a saúde animal e humana sem discutir as questões do meio onde esses seres estão inseridos.  A Medicina Veterinária foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade”, finaliza Amora.

Serviço

VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária

Tema: O médico veterinário na Saúde Única

Data: 18 e 19 de outubro de 2016

Local: Auditório Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) – Campo Grande (MS)

Público-alvo: estudantes e profissionais de Medicina Veterinária

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online clicando aqui até o dia 4 de outubro. Os interessados também podem se inscrever no local, no dia do evento. 

Confira a programação anexa e baixe a arte do Seminário. Compartilhe em suas redes sociais!

PROGRAMAÇÃO

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV