Nos dias 2 e 3 de junho, mais de 30 assessores contábeis do Sistema CFMV/CRMV estiveram reunidos na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília (DF), para troca de conhecimentos e integração dos profissionais sobre assuntos da área.

Na opinião do presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, o encontro é uma oportunidade de atualizar, treinar e reciclar os assessores contábeis do Sistema.

“A contabilidade é uma ciência de transparência e faz com que todos os atos e fatos financeiros retratem como se encontram os aspectos contábeis-financeiros da instituição”, afirmou Arruda.

Para as coordenadoras do evento, a líder da Área de Gestão Administrativa do CFMV, Lourdes Braga e a colaboradora da área, Carmem Daga, o evento foi positivo pela troca de conhecimentos, interação e diálogo entre os participantes.

“Nessa edição sentimos que houve maior participação entre os presentes, favorecida pelas discussões nas mesas redondas de temas diversos relacionados à contabilidade”, explicou Carmem.

Participaram do encontro representantes dos Conselhos Regionais de Sergipe, Roraima, Rondônia, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Paraíba, São Paulo, Ceará, Mato Grosso, Acre, Piauí, Goiás, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal.

Atualizações

Além das discussões em grupos, o primeiro dia do evento contou com a palestra da colaborada da Assessoria de Gestão Estratégica do CFMV, Ana Célia Vilarinho, sobre a Lei de Acesso à Informação.

No segundo dia do encontro, o professor de contabilidade aplicada ao setor público, Paulo Henrique Feijó, apresentou ao grupo mudanças da contabilidade no setor público com foco em aspectos práticos que fazem parte da realidade dos conselhos.

“A ideia foi verificar se as rotinas estavam adequadas e pensar formas de aperfeiçoá-las. A capacitação contínua é importante em todas as entidades, pois sempre há mudanças de equipes e procedimentos e todos devem estar atualizados”, acredita Feijó.

Para o assessor contábil do CRMV do estado de Roraima, Diones Cordeiro, cada edição do evento é um complemento do anterior.

“Estamos passando por mudanças drásticas na área administrativa e financeira e muitos conselhos não sabem como proceder. Nos encontros conseguimos informações direto da fonte para preencher essas lacunas”, diz.

Já para Milton Costa, assessor contábil do CRMV do estado do Rio Grande do Sul, o evento é essencial para padronizar procedimentos. “Percebemos que temos dificuldades semelhantes, mas ainda há muitas divergências na forma de trabalhar e é interessante que com a revisão do manual de contabilidade façamos tudo da mesma forma”, afirma o assessor.

A assessora contábil do CRMV de Pernambuco, Maryelle Gerônimo, e a assessora do Rio de Janeiro, Vanessa Lopes, lembram que as dúvidas de um podem ajudar a responder as dúvidas do outro. “O encontro ajuda a deixar todas as questões bem transparentes, e todos vão dando suas contribuições”, finaliza Maryelle.

Acesse a galeria de fotos.

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV