Veterinários têm 4 vezes mais chances de cometer suicídio; CRMV-PB fará palestra sobre saúde mental
Pesquisa realizada na Inglaterra aponta que veterinários têm quatro vezes mais chances de cometer suicídio do que a população em geral; depressão, ansiedade e esgotamento profissional também fazem parte da realidade de muitos profissionais devido ao ambiente de trabalho, conforme um estudo da ‘Centers for Disease Control and Prevention (CDC)’. Para abordar a saúde mental neste Janeiro Branco, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) vai realizar uma palestra sobre o tema para os associados.
A exposição será feita pela psicóloga clínica Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega (CRP 13/5496), que é professora do Unipê e Uniesp e ex-presidente do Conselho Federal de Psicologia. A palestra é gratuita e será realizada na sede do CRMV-PB, em João Pessoa.
O encontro deve orientar os profissionais da área a identificar sinais de alerta que indicam problemas com a saúde mental e indicar medidas que ajudem a minimizar situações de estresse, ansiedade e nervosismo. O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba faz um alerta sobre a saúde mental dos veterinários e zootecnistas e incentiva a procurar ajuda em caso de algum problema. Mudanças no estilo de vida e cuidados com a saúde são fundamentais.
“Aproveitamos esse mês da campanha do Janeiro Branco para reforçar nosso alerta a todos os veterinários e zootecnistas para reforçarem os cuidados com a saúde mental. É muito importante que as pessoas que apresentam e percebam os sintomas não esperem por melhora sem a orientação de um profissional de saúde. Nesse caso, deve-se buscar atendimento. O CRMV-PB está à disposição de todos os profissionais na busca por ajuda e apoio para o tratamento da doença”, destacou José Cecílio, presidente do CRMV-PB.
Esgotamento profissional – O CRMV-PB alerta ainda para a Síndrome de Burnout, termo em inglês indica esgotamento e está associado a um estado de estresse crônico misturado a depressão. Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, refere-se especificamente a fenômenos relacionados ao excesso de trabalho. Quando a profissão envolve saúde e, consequentemente, a cobrança por salvar vidas, como o caso da medicina veterinária e zootecnia, a situação pode piorar.
A Associação Brasileira de Veterinários levantou algumas hipóteses dos motivos que provocam o esgotamento mental de tantos profissionais desta área, sendo eles: péssimas condições de trabalho, dificuldades relacionais e interpessoais, falta de foco, questões psíquicas da formação, culpa, medo de errar, cobrança constante para sempre estarem disponíveis, captação e consolidação de clientes, relação com a dor do animal e da família.
Janeiro Branco – Com o tema em 2023 ‘A Vida pede Equilíbrio’, a campanha promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.