Um mundo, uma saúde: a importância do médico veterinário na saúde da população
07 de abril de 2015
O conceito de Saúde Única vem do inglês One Health e foi pensado pelo médico veterinário, Dr. Calvin W. Schwabe para traduzir a união indissociável entre a Saúde animal, humana e ambiental. A Medicina Veterinária, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, revela-se uma das profissões mais completas do mundo. Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lembra a importância da aplicação do conceito da Saúde Única no Brasil e do trabalho multidisciplinar na atuação do médico veterinário.
Para a presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) do CFMV, a médica veterinária Sthenia dos Santos Albano Amora, ainda existe uma visão limitada da sociedade sobre a atuação do médico veterinário no contexto da Saúde. “O papel do profissional na Saúde Pública deve ser visto em seu mais amplo aspecto, pois envolve todos os organismos vivos, dos mais rudimentares até o homem”, afirma Sthenia.
A interdisciplinaridade da Medicina Veterinária tem sido reforçada desde 2011, quando os médicos veterinários passaram a fazer parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atuando ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à Saúde nos municípios brasileiros. A conquista veio graças a constantes ações do CFMV junto ao Ministério da Saúde e no Congresso Nacional.
A presença do médico veterinário no NASF, segundo Sthenia, não pode ser substituída pela atuação do profissional em outras áreas, como na vigilância sanitária, por exemplo. “O médico veterinário dentro do NASF dá apoio em áreas que o SUS não consegue prestar em suas unidades de pronto-atendimento. Faz visitas domiciliares para o diagnóstico de riscos, possibilita a educação em saúde, entre outras”, explica Sthenia, desmitificando o entendimento comum de que o papel do médico veterinário no Sistema Único de Saúde (SUS) é exclusivo para o controle de zoonoses.
A consolidação da atuação do médico veterinário no NASF também é uma das metas da nova gestão do CFMV por meio de sua Comissão de Saúde. A CNSPV tem como missão trabalhar em prol do reconhecimento, presença, e participação do médico veterinário na Saúde Pública, contribuindo para a prevenção de doenças e conscientizando médicos veterinários, gestores e a sociedade sobre o papel da profissional para a saúde das populações.
A nova equipe, que teve sua primeira reunião no final de março, pretende trabalhar de forma mais integrada com outras comissões do CFMV que atuem com temas diretamente relacionados à Saúde. Sthenia cita como exemplos as comissões nacionais de educação em Medicina Veterinária e Zootecnia, a Comissão Nacional de Meio Ambiente e a Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal.
“Precisamos unir forças a nível de Sistema para discutirmos questões prioritárias de forma integrada com outras comissões. Queremos trabalhar cada elo que as comissões fazem com a Saúde e destacar o papel da profissão na Saúde Pública”, finalizou Sthenia.
Assessoria de Comunicação do CFMV