Sistema CFMV/CRMVs discute estratégias para implementar Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária e atuação conjunta em prol da qualidade do ensino
O Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Medicina Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs reuniu nesta segunda-feira (03/04) representantes de 18 estados e do Distrito Federal, na sede do CFMV, em Brasília (DF). O Fórum segue até esta terça-feira (04/04).
Foto: Ascom/CFMV
Essa é a primeira edição do encontro que teve a participação de integrantes da comissão nacional e regionais de educação e também contou com a presença de presidentes dos CRMVs.
O evento é uma oportunidade do CFMV compartilhar com as Comissões Regionais os resultados do projeto piloto de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária, desenvolvido pelo Federal e, em conjunto, aperfeiçoar o mecanismo e definir uma estratégia conjunta de atuação.
Integrantes da Comissão Nacional de Educação do CFMV. Foto: Ascom/CFMV
“Ao longo desses anos adquirimos experiências e estamos construindo o nosso projeto. A acreditação é antes de tudo uma forma de ação para melhorar a qualidade da Medicina Veterinária no Brasil”, relatou, em mensagem aos participantes, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda.
As palestras da manhã foram abertas com as palavras do presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), Antônio Felipe Wouk. Ele discorreu sobre o histórico das acreditações na educação superior no Brasil e no mundo.
Felipe Wouk, presidente da Comissão Nacional de Educação do CFMV. Foto: Ascom/CFMV
“Um terço das escolas de Medicina Veterinária do planeta se encontram nosso país. São mais de 270 cursos. Como garantir a qualidade no ensino e na formação desses profissionais? O CFMV é o único organismo estatutário que tem experiência para fazer isso”, afirmou Wouk.
Para Rafael Gianella Mondadori, palestrante e integrante da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV), é consenso de que a educação atual da Medicina Veterinária é de baixa qualidade.
Rafael Gianella Mondadori, integrante da CNEMV/CFMV. Foto: Ascom/CFMV
“O CFMV está propondo uma mudança de paradigma. A Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária existe há 27 anos. Temos conhecimento para fazer este processo de acreditação. São 80 mil estudantes por ano que iniciam a carreira. Será que todos esses têm uma formação suficiente para exercer a profissão? ”, indaga Mondadori.
Durante a tarde, os participantes puderam conhecer os instrumentos de Acreditação que estão sendo construídos pelo CFMV e sugerir o aperfeiçoamento do modelo.
Rogério Barroso, integrante da CNEMV/CFMV. Foto: Ascom/CFMV
Rogério Barroso, integrante da CNEMV/CFMV, lembra que o CFMV tem como visão “ser reconhecido nacionalmente como uma instituição capaz de prestar serviços de excelência” e destaca que essa iniciativa complementa outras já adotadas pelo CFMV para melhorar a qualidade do ensino da Medicina Veterinária. Como, por exemplo, o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem – para o desenvolvimento das competências humanísticas – e o Seres – Banco de Conhecimento da Medicina Veterinária.
Sobre a Acreditação
A Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino em Medicina Veterinária de uma determinada instituição em desenvolver as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos. O processo será de caráter voluntário e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Os critérios a serem empregados pelo CFMV são específicos para a avaliação de cursos e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de outros órgãos acreditadores norte-americanos e europeus.
Mais informações sobre a Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária serão divulgadas em breve pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Fique atento!
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CFMV (matéria acessada em 04/04/17)