Sessão Plenária aprova projeto de controle populacional de animais de Campina Grande
O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) realizou, nesta sexta-feira (6), a 284ª Sessão Plenária Ordinária para debater assuntos de interesse da classe e da sociedade. Entre os processos analisados esteve o projeto de Castração de animais em Campina Grande, que foi aprovado.
Foi realizada a análise, apreciação, discussão e votação pelo plenário dos processos de inscrições de pessoas físicas e jurídicas no âmbito do CRMV-PB. Também foram aprovados dez processos de solicitação de registro para a realização de eventos agropecuários, entre eles vaquejadas.
O Conselho ainda analisou e deferiu o Projeto de Castração de animais em Campina Grande, cujo relator foi o conselheiro Altamir José Chaves Da Costa. A iniciativa será mantida pelo Fundo Municipal de Saúde. Ele também é relator dos projetos de Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos em Monteiro, Mari e Umbuzeiro, que foram retirados de pauta por ausência de documentação.
Na Paraíba, 12 projetos desenvolvem ações para garantir o controle populacional e evitar o aumento do abandono nas cidades. Eles funcionam em municípios como João Pessoa, São José da Lagoa Tapada, São Bento, Guarabira, Alhandra, Sumé, Cabedelo, Boa Vista, Campina Grande, Congo e Bonito de Santa Fé, através da castração, da prática de esterilização cirúrgica e ações educativas divulgando o conceito de posse responsável.
O CRMV-PB vem incentivando a implementação destas iniciativas de controle populacional de animais, pois diminuem a população de cachorros e gatos abandonados, combatem os maus-tratos e a proliferação de zoonoses, sendo mecanismo importante para o cuidado e preservação da saúde humana.