Está no ar o novo número da Revista CFMV, que destaca a importância da saúde única não só na prevenção de novas pandemias, como também para a sustentabilidade do planeta. A reportagem de capa apresenta um panorama, inclusive temporal, da evolução da saúde única e da saúde pública veterinária no Brasil e no mundo, além de entrevistar alguns médicos-veterinários que colocam o conceito em prática em seu dia a dia.

A entrevista principal permanece no tema. O papo é com a paranaense Cláudia Pimpão, presidente da Comissão Regional de Saúde Única do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), a primeira sobre o assunto no Brasil. Ela organiza o II Simpósio Internacional de Saúde Única e o IV Simpósio Paranaense de Saúde Única, que serão realizados na próxima semana.

Além desses profissionais, o leitor da revista poderá conhecer as publicações que o Conselho Federal de Medicina Veterinária preparou e está lançando para profissionais e sociedade: o Plano Nacional de Contingência para Desastres em Massa Envolvendo Animais (já disponível), o Manual de Resgate e Assistência à Ictiofauna em Situações de Desastres Ambientais (para o manejo de peixes de determinada região) e o Manual de Perícias Médico-Veterinárias. Completa o conjunto o Guia de Bolso da Leishmaniose Visceral, que será lançado nos eventos do CRMV-PR, na próxima semana.

Para completar a leitura, a publicação tem uma reportagem sobre um projeto da Universidade Federal da Bahia que pesquisa lágrimas de animais em busca da cura para o olho seco em humanos, o uso da água em sistemas de produção animal e o novo relatório de gestão do CFMV.

Vale lembrar que as revistas impressas são enviadas, exclusivamente, a instituições de ensino, bibliotecas, conselhos regionais e repartições públicas. O acesso à versão digitalizada é livre e tem a vantagem de oferecer links ativos para estudos e instituições citadas nas reportagens. Aproveite e boa leitura!

Assessoria de Comunicação do CFMV