Por Flávia Tonin

Dentro do conceito de Saúde Única, um dos papéis da Medicina Veterinária está na pesquisa e no desenvolvimento de modelos, em animais, que atuem na produção de biofármacos.

Obtidos por alguma fonte ou processo biológico, esses medicamentos podem ser moléculas simples, como a insulina, como também produtos resultantes de moléculas complexas, indicados para tratamento de doenças como câncer, leucemia, entre outras.  Em diversas regiões do Brasil, por meio da plataforma animal, médicos veterinários buscam alternativas para a produção de biofármacos para o tratamento de doenças raras ou graves.

Esses exemplos da pesquisa brasileira e seu impacto para a saúde e para a economia do Brasil constituem a reportagem principal da edição número 71 da Revista CFMV, que está sendo distribuída aos profissionais.

A última revista do ano também traz uma entrevista com Ian Duncan, referência mundial na área de bem-estar animal que estará no Brasil em abril de 2017 para o IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, evento organizado pelo CFMV. Ele faz uma análise da mudança de percepção da sociedade sobre os animais e acredita que os médicos veterinários e zootecnistas têm um importante papel na conscientização dos produtores. Por sua experiência, Duncan também analisa os desafios da pesquisa na área de bem-estar de aves. Entre eles estão as instalações para galinhas poedeiras.

Na área de educação, é apresentado o mestrado profissional com uma alternativa de pós-graduação aplicada para fomentar talentos para o mundo empresarial. O artigo publicado na edição detalha a modalidade e traz uma lista de opões de curso na Medicina Veterinária. Entre as matérias técnicas há novidades sobre a intoxicação de cães por chocolate e também sobre a síndrome metabólica equina.  Voltado para os profissionais que atuam com animais silvestres a publicação traz um amplo estudo sobre a maloclusão, traumas dentários e doença periodontal em animais de vida livre. O texto tem fotos bem ilustrativas sobre achados na cavidade oral de quatis.

A edição número 71 da Revista CFMV  também conta com o caderno científico que apresenta artigos sobre avaliação microbiológica de leite; colapso traqueal em cães; avaliações pré-abate de bovinos e predação do caramujo-de-jardim.

Para submeter artigos ao suplemento científico da Revista CFMV, indexada ao Agrobase, o autor pode se inscrever no Sistema de Publicações, clique aqui. Após a submissão artigo é avaliado pela equipe editorial e submetido para análise de consultor ad hoc para parecer. Ele poderá negar, sugerir correções ou aprovar o artigo para publicação. Não há custo para publicação na Revista CFMV.

Revista CFMV

A Revista CFMV é trimestral e destina-se à promoção da educação continuada e a valorização da Medicina Veterinária e da Zootecnia, além de divulgar as ações do CFMV. Para recebê-la, o profissional precisa estar adimplente com o Sistema CFMV/CRMVs, além de estar com o endereço de correspondência atualizado no CRMV de sua jurisdição. Dúvidas e sugestões? Escreva para revista@cfmv.gov.br

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV (matéria acessada em 23/12/16)