13 de julho de 2016

Por Flávia Tonin

Em 2016, completam-se cinco anos da inserção do médico veterinário nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e a Revista CFMV destaca o tema na edição 69 que está sendo distribuída aos médicos veterinários e zootecnistas. A publicação traz textos que explicam a prática do médico veterinário no NASF; onde eles estão, o que é preciso para integrar os grupos e como o médico veterinário pode expandir sua atuação.

“Esse é um mercado de trabalho aberto aos profissionais, mas há necessidade de capacitação, sensibilização do gestor público e esclarecimento sobre a importância do médico veterinário como agente de saúde”, avalia o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda. Atualmente existem médicos veterinários atuando no Nasf em 19 estados da federação, de acordo com o Ministério da Saúde.

A publicação traz ainda depoimentos de profissionais que atuam no Nasf. Eles esclarecem a sua rotina e como são vistos pela equipe e pela sociedade. “O médico veterinário deve ser criativo, saber trabalhar em grupo, ser acolhedor e dinâmico”, afirma o médico veterinário Fernando Antonio Gavioli, que atuou no Nasf em Nossa Senhora do Livramento (MT).

“O diferencial do médico veterinário está no olhar com foco na saúde e doença da localidade”, comenta o médico veterinário Weslley Natam Martins Almeida,  que trabalha em Belo Jardim (PE).

Além de importante atuação na saúde pública, a Revista CFMV traz outros artigos. Dentre eles, a importância da patologia, uma especialidade em expansão e cuja associação brasileira completa dez anos de atuação em 2016. Em dois artigos há analise do campo de trabalho e do ensino na área.

Temas emergentes também fizeram parte da pauta. Entre eles está a construção de biotérios. A publicação traz ainda um artigo sobre o uso de fitogênico na nutrição de aves e detalha os principais componentes de plantas e suas propriedades medicinais. O suplemento científico é composto por artigos sobre ovinos, cães, acreditação de laboratórios e perfil profissional.

A Revista CFMV é distribuída a todos os profissionais inscritos, atuantes e adimplentes com o Sistema CFMV/CRMVs. Sua tiragem chega a quase cem mil exemplares. Caso não esteja recebendo a publicação verifique seu endereço de correspondência no CRMV de sua jurisdição. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para revista@cfmv.gov.br .

Profissionais podem acessar a revista aqui.

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV