Programe-se: IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal será realizado em abril de 2017

Home/Notícias/Programe-se: IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal será realizado em abril de 2017

Programe-se: IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal será realizado em abril de 2017

16 de setembro de 2016

Por Carolina Menkes

Nas diferentes formas de convivência entre animal e ser humano, no esporte, na produção animal ou mesmo como companhia, podem ocorrer situações que envolvem dor e sofrimento para os animais. Em alguns casos passam despercebidas pelo homem, como no caso de uma simples mudança de ambiente.

Com o objetivo de contribuir cada vez mais para atualização profissional, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promove entre 18 e 20 de abril de 2017, em Porto Alegre (RS), o IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal. A organização do evento conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS).

“O Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária imbuídos de suas responsabilidades oferecem aos médicos veterinários e zootecnistas mais um Congresso para reciclar, atualizar e incentivar os profissionais em busca de novas posturas, tão necessárias para as exigências do momento”, afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

O presidente do CFMV lembra que as discussões também fazem parte da preocupação com a Saúde Única. “É preciso mostrar a todos os avanços da ciência, permitindo e possibilitando melhor interação homem/animal e, consequentemente a relação com a natureza. Juntos estaremos construindo um mundo mais justo”, afirma Arruda.

Fique atento, pois, as inscrições terão início em breve, no site do CFMV.

Interesse em não sofrer

O tema do evento é “Bem-estar e dor: interesse em não sofrer” e ressalta importância de um atendimento cada vez mais qualificado pelos profissionais.

“O tema busca valorizar a prevenção e minimização do sofrimento físico e psíquico em situações de manejo dos animais a partir da atuação de médicos veterinários e zootecnistas”, reforça a presidente da Comissão Nacional de Bioética e Bem-estar Animal (Cebea/CFMV), Carla Molento.

A presidente do IV Congresso e integrante da Cebea/CFMV, Ceres Faraco, ressalta que o tema se insere em uma perspectiva global sobre o bem-estar animal como princípio norteador das ações humanas com os animais. “Nesse sentido, todos os procedimentos veterinários precisam ser reavaliados e, se necessário, aprimorados a partir desta perspectiva”, diz.

Para a também integrante da Cebea/CFMV, Paloma Bosso, as melhorias com a garantia do bem-estar se estendem para o ser humano, que passa a ter uma convivência mais tranquila com o animal.  “O animal, quando tem a opção de escolher, opta pelo ambiente com mais recursos, que causa menos sofrimento.  Queremos mostrar a importância que essas escolhas causam para ele e o respeito por um ser que sente”, explica Bosso.

Essa relação será reforçada pelo conceito de bem-estar único, um dos valores do CFMV. O conceito enfatiza que ao melhorar o bem-estar animal, o bem-estar humano e ambiental também são afetados positivamente. “Para haver avanços tem que se ter um olhar para o todo, uma visão holística e não reducionista. Se nos importamos com um desses eixos, nos importamos com o todo”, ressaltou Carla Molento.

Programação

A programação contará com palestras voltadas para as diferentes áreas de atuação que envolvem trabalho com animais de produção, companhia, selvagens e de laboratório.

“Os debates multidisciplinares irão reunir cientistas internacionais e nacionais com uma programação que trata de práticas do cotidiano sobre dor e bem-estar nas diferentes espécies, avanços na neurociência, ética e emoções para subsidiar e aprimorar nossas atuações profissionais”, relata Ceres Faraco.

A escolha dos palestrantes e dos temas também irá, segundo ela, abrir espaço para valorizar a troca de experiências, semear o debate e promover a interação de participantes com interesses diversos.

O I Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal foi realizado em 2008, seguido pela segunda edição, em 2010, e a terceira em 2014.

Temas dos trabalhos

No IV Congresso serão aceitos trabalhos na forma de resumo simples sobre os seguintes temas: o bem-estar de animais usados para trabalho e esporte; o bem-estar de animais usados para companhia; o bem-estar de animais usados para ensino e pesquisa; o bem-estar de animais selvagens; Bioética e Legislação; Dor e sofrimento em animais; e Interação entre seres humanos e animais. O prazo para envio será divulgado em breve.

Serviço

IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-Estar Animal  

Tema: Bem-estar e dor: interesse em não sofrer 

Data: 18 a 20 de abril de 2017

Local: Porto Alegre (RS)

Mais informações e inscrições em breve no site do CFMV

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV 

2016-09-15T13:55:26-03:00 16/09/2016|Notícias|