Representantes do Walmart Brasil visitaram o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nesta terça-feira (29) e apresentaram o corpo de médicos veterinários que trabalham na rede de supermercados, uma das maiores do mundo.  Participaram da reunião com o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda: a gerente de segurança alimentar do Walmart, Márcia Rossi; o diretor de relações institucionais do Walmart, Carlos Ely, além da presidente da Comissão Nacional de Alimentos do CFMV, Valéria Cavalcanti.

A importância do responsável técnico para garantir a qualidade do alimento que chega à mesa dos brasileiros e a segurança alimentar do consumidor foram debatidas no encontro. Atualmente, o Walmart possui lojas em 28 países, com cerca de 2,3 milhões de funcionários. Destes, centenas são médicos veterinários, que atuam em todos os elos da cadeia, segundo Márcia Rossi.

Rossi destacou a presença dos profissionais nas áreas de segurança alimentar e na área de melhoria contínua.  Há também médicos veterinários na área de auditoria e nos centros de distribuição. Além disso, as lojas possuem equipes de profissionais que verificam periodicamente os processos e realizam capacitação com os demais funcionários.

  Foto: Ascom/CFMV

O presidente do CFMV destacou positivamente o fato de grandes corporações como o Walmart, que comercializam produtos de origem animal, terem consciência do valor do médico veterinário em todos os elos da corrente. “Essa presença do profissional vai desde auditores analisando condições de manejo e bem-estar animal na produção, proteção e cuidado ambiental, alimentação, controle sanitário, até a fiscalização do estoque e oferta nas gôndolas de supermercados”.

Arruda lembra que não basta ofertar alimentos de origem animal de qualidade, mas que também devem ser inócuos ao consumo humano. Por isso, ressalta que a presença do profissional nos quadros dos supermercados dá mais segurança ao consumidor, sendo um diferencial apresentado pelo estabelecimento.

“O Walmart abre um diálogo importante para todos nós – médico veterinário, instituição, para produtor, indústria e consumidor. O ganho é coletivo e, ouvindo todos os interessados, construiremos um relacionamento saudável e produtivo”

Os integrantes da Walmart também foram apresentados aos integrantes da Comissão Nacional de Alimentos do CFMV, que estão reunidos no CFMV nesta semana.

Fonte CFMV (acesso em 31/08/17)