O encerramento do I Curso de Atualização em Saúde Pública com Ênfase na Atuação do Médico Veterinário no NASF (núcleo de apoio à saúde da família), foi realizado no último sábado (03) no auditório do SINAVEZ, em João Pessoa – PB.

Entender Políticas Públicas em Saúde, aprender a elaborar tecnicamente um diagnóstico de risco, habilitar médicos veterinários para o desenvolvimento das ações junto ao NASF, bem como promover a importância desse profissional na prevenção e atuação dentro da vigilância em saúde, foram objetivos propostos no conteúdo programático.

O evento teve a participação ilustre do presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária CF, Dr. Benedito Fortes Arruda. Ele agradeceu o convite e a participação de todos e em seu discurso lembrou que “a Medicina Veterinária é uma extensão e expansão extremamente grande, que nós a cada dia que passa vamos descobrindo outras atividades que o Médico Veterinário desenvolve”. Benedito ainda ressaltou que devemos propagar a importância da profissão e que não temos como dissociarmos a  saúde do ser humano, do ser animal e a saúde da natureza.

dsc03182 fotos ASCOM/CRMV/PB

Domingos Lugo, presidente do CRMV/PB, agradeceu a presença do Dr Benedito Arruda e de todos os participantes e ressaltou a importância desse primeiro curso e espera que a partir dos grupos formados, seja possível inserir esses profissionais no mercado de trabalho para desempenhar a atuação tão brilhante do Médico Veterinário, que é atuar na saúde única.

10 fotos ASCOM/CRMV/PB

O Dr. Daniel Brandespim, ministrante do módulo I e II do curso, acredita que o grande diferencial do profissional que tem a certificação do curso é o seu entendimento do surgimento e a importância do NASF, no contexto do SUS, não só em relação à sua relevância para a saúde da comunidade, bem como em relação às contribuições que o profissional médico veterinário pode oferecer ás equipes multiprofissionais em saúde atuantes  às equipes multiprofissionais em saúde atuantes no NASF. Além do benefício à comunidade, enquanto profissional do NASF, o médico veterinário pode realizar o mesmo tipo de diagnóstico de situação, com os demais profissionais de saúde que atuam na equipe de saúde da família, contribuindo desta forma, para a implantação das políticas de educação permanente em saúde no seu município de atuação e automaticamente, com a saúde da população.

dsc03285 fotos ASCOM/CRMV/PB

Para o Méd. Vet. Dr. Carlos Donini, ministrante do último módulo Planejamento e Gestão em Saúde, foi notável o interesse e a disponibilidade dos participantes em querer se aperfeiçoar, durante o curso foram criados elos de amizade e de aproximação enquanto pessoa e profissional, ressaltou ele.

Sobre a importância do curso, o estudante Fábio Targino que desenvolve atividades na área de saúde pública veterinária  através do projeto de extensão da faculdade, falou que o curso permitiu o entendimento do funcionamento, das atividades que compete ao Médico Veterinário e qual o trabalho desse profissional junto as outras profissões  da política da saúde da família. Ele nos conta que não tinha um aprofundamento desse assunto, mas com o conhecimento adquirido durante o curso terá argumentos para conversar com os gestores sobre quais os benefícios para os municípios, em ter um Médico Veterinário no NASF.

A Méd. Vet. Merileide Ferreira, que nunca trabalhou na área do NASF, elogiou os professores e disse que o curso possibilitou através das práticas, vivenciar como é o trabalho e as dificuldades encontradas pelo profissional nesse setor.

03 fotos ASCOM/CRMV/PB

Dever cumprindo, essa é a sensação para a Méd. Vet. Valéria Rocha, presidente da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária do CRMV/PB, que agradece o apoio do CRMV/PB, do CFMV, dos participantes, dos professores, que acreditaram na importância desse curso, bem como o apoio dos   Gestores da Vigilância em Saúde do Município de João Pessoa  em contribuir com a parte prática do curso. Para Valéria, alinhar a parte prática com a teoria, foi muito importante para o enriquecimento dos participantes, que mostraram interesse e dedicação nos trabalhos de conclusão.

Resultados obtidos

Para a presidente da comissão, o Médico Veterinário será capaz de atuar de forma integrada e planejada nas atividades da Atenção Básica dentro da perspectiva da composição de equipes multiprofissionais onde o profissional irá atuar em sua competência na avaliação de fatores de risco à saúde, relativos à interação entre os humanos, animais e o meio ambiente.

Acesse a galeria de fotos

Assessoria de Comunicação do CRMV/PB