O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, concedeu uma entrevista ao telejornal Bom Dia Sergipe, da TV Sergipe, afiliada da TV Globo, sobre o combate à comercialização indiscriminada de antibióticos de uso animal.  Arruda ressaltou o papel do médico veterinário na prescrição responsável desses compostos de uso controlado. Também participou do debate o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Sergipe (CRMV-SE), Rubenval Feitosa.

Arruda apontou que o uso desses medicamentos sem a devida orientação ameaça a segurança alimentar e ainda pode levar ao surgimento das chamadas superbactérias resistentes, que trazem riscos à saúde humana. “É uma luta que temos junto ao Ministério da Agricultura, para que isso possa ser normatizado, a fim de que nós possamos ter uma regulamentação a exemplo do que existe na medicina humana”, ressaltou Arruda.

Veja aqui a entrevista na íntegra

Leia mais sobre a resistência antimicrobiana e os riscos para Saúde Única

Assessoria de Comunicação do CFMV