Criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Prêmio Nacional da Biodiversidade está com as inscrições abertas. Quem quiser participar tem até o próximo dia 13 de fevereiro para manifestar interesse, por meio do  preenchimento de um formulário online, disponível no site do órgão. As inscrições serão realizadas somente por meio desse formulário, onde os documentos exigidos deverão estar anexados.

Voltado para a iniciativa privada, a imprensa, o terceiro setor, os órgãos públicos e a sociedade em geral, o prêmio pretende reconhecer ações e projetos de destaque pela conservação das espécies da fauna e da flora brasileiras.

Cada trabalho poderá ser inscrito em apenas uma categoria.  Já no caso de órgãos, entidades e instituições, mais de um trabalho poderá ser protocolado, desde que cada um deles seja inscrito em apenas uma das sete categorias a seguir:

•    organizações não-governamentais;
•    empresas, sociedade civil (associações e cooperativas, entre outros);
•    academia (pesquisadores e instituições voltadas à produção científica e tecnológica);
•    órgãos públicos de todas as esferas;
•    imprensa (jornais, revistas, rádios televisão e internet);
•    individual, destinada a ações desempenhadas por cidadão de maneira independente.

Os vencedores devem ser conhecidos em cerimônia marcada para 22 de maio de 2015.

Comissão julgadora
Profissionais de notório saber em temas relacionados à área de conservação vão compor a comissão julgadora do Prêmio, que terá como presidente um representante da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA. No entanto, o presidente da comissão não terá direito a voto.

Avaliação e prêmios
Os critérios de avaliação vão considerar a efetividade em relação ao estado de conservação da espécie, aos impactos ambientais e sociais e à inovação.

Os três melhores trabalhos de cada categoria serão classificados como finalistas. Ao vencedor, será entregue o Troféu Prêmio Nacional de Biodiversidade. Já aos segundos e terceiros colocados, serão concedidos o certificado de finalista do concurso.

Os finalistas também vão disputar o prêmio Júri Popular, por meio de votação eletrônica no site do MMA.

Mais detalhes sobre o concurso

Confira aqui o edital do Prêmio (nº 18/14), e aqui seu regulamento (portaria nº  449/2014), ambos publicados pelo Ministério do Meio Ambiente no Diário Oficial da União (DOU), neste último mês de dezembro.

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações do MMA