Home/Notícias/Pesquisa Revista CFMV: 41% dos leitores preferem versão digital

Pesquisa Revista CFMV: 41% dos leitores preferem versão digital

Divulgada no final de 2018 nas mídias sociais e na newsletter semanal do Conselho Federal de Medicina Veterinária, uma pesquisa de avaliação da Revista CFMV recebeu 757 respostas de profissionais, que contribuíram voluntariamente com opiniões e sugestões sobre a publicação. O levantamento mostra que, embora a versão impressa ainda seja lida por 75% dos entrevistados, 41% já assinalam que é mais prático acessar a revista via web ou dispositivos móveis.

Para 81% dos respondentes, a qualidade do conteúdo é boa ou ótima e houve, ainda, muitas sugestões de seções voltadas à realidade do mercado de trabalho, inovação e tecnologia. Os temas técnicos e científicos são os favoritos de 85% dos leitores, seguidos de entrevistas e reportagens (41%) e legislação (36%) – era possível optar por mais de uma resposta, nessa questão. Os principais resultados da pesquisa estarão disponíveis na edição 79 da Revista CFMV.

“A partir da realização da pesquisa e da nossa percepção como profissionais, queremos tornar a Revista CFMV um veículo relevante, que desperte o interesse e prazer pela leitura de médicos-veterinários e zootecnistas, sejam eles profissionais ou em formação”, afirma o editor-chefe, o médico-veterinário Cícero Pitombo.

Custo por edição caiu mais de 80%

Veículo de educação continuada publicado trimestralmente pelo Conselho, a revista vem passando por uma série de mudanças desde 2018. Seu conteúdo passou a ficar disponível de forma gratuita a todos os interessados, em formato PDF, no Portal CFMV. O link para a publicação é divulgado nas mídias sociais e na newsletterenviada por e-mail, semanalmente, aos inscritos no Conselho.

A tiragem impressa foi bastante reduzida – antes, os mais de 100 mil exemplares eram entregues pelo correio no endereço de médicos-veterinários e zootecnistas inscritos nos seus respectivos CRMVs. A partir da edição 77, apenas 10 mil unidades passaram a ser produzidas e encaminhadas aos Conselhos Regionais, instituições de ensino, órgãos públicos e bibliotecas de todo o país. Essa mudança gerou uma redução estimada em mais de 80% nos custos por edição para o Conselho e ainda representa uma iniciativa ambientalmente responsável, ao reduzir o uso de papel na impressão e de combustíveis fósseis para o transporte dos exemplares.

Além das medidas de economia já em vigor, mudanças editoriais vêm sendo implementadas gradativamente. A publicação ganhou uma seção dedicada a iniciativas promovidas pelos CRMVs, a partir de pautas produzidas pelas próprias equipes de comunicação dos Conselhos Regionais. E as matérias técnicas, escritas pelas comissões assessoras do CFMV ou por pesquisadores de Medicina Veterinária e Zootecnia, passaram a ser identificadas como “Artigos Técnicos”, para diferenciá-las das demais reportagens, sendo apresentadas antes do Suplemento Científico.

Nova equipe editorial

Para impulsionar as mudanças, nos dias 10 e 11 de janeiro ocorreu a primeira reunião com a nova equipe editorial da Revista CFMV. O grupo é formado pelos médicos-veterinários Cícero Araújo Pitombo (editor-chefe), Marcelo Hauaji de Sá Pacheco e Ligia Maria Cantarino da Costa; pelo zootecnista Emanoel Elzo Leal de Barros; e pelas jornalistas Flávia Lôbo, diretora de Comunicação, e Viviane Marques, subeditora da Revista CFMV.

Na ocasião, o grupo mapeou melhorias necessárias à publicação e à tramitação de artigos, decidiu as pautas editoriais do nº 79 e distribuiu atribuições. A composição do Conselho Editorial da Revista CFMV foi instituída pela Portaria 0126, de 21 de dezembro de 2018.

Recebimento de artigos está suspenso

Reformulado devido ao falecimento do editor-chefe, professor Nivaldo da Silva, o corpo editorial decidiu suspender, temporariamente, o recebimento de novos artigos de investigação científica, revisão e educação continuada, básica e profissionalizante. A ideia é preparar novas normas e agilizar a tramitação, de modo a contemplar os anseios atuais dos profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia.

“Os artigos em fase de submissão e avaliação vão seguir o processo previamente estipulado e seus autores seguirão a tramitação por e-mail”, informa o editor.

Fonte CFMV

2019-01-20T16:25:11+00:00 20/01/2019|Notícias|
Avada WordPress Theme