Paraíba Registra Primeiro Caso de Varíola dos Macacos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, na última quinta-feira (4), o primeiro caso de Monkeypox, conhecida como a varíola dos macacos. Conforme informações da SES, a pessoa infectada é do sexo feminino, tem 22 anos, mora em João Pessoa e não tem histórico de contato com vírus. Conforme a investigação sobre o caso, a transmissão ocorreu fora da Paraíba. De acordo com boletim divulgado hoje, atualmente o estado tem 09 notificações de casos suspeitos da doença, destas, um foi confirmado, dois descartados e seis em investigação.
Com o aumento de casos pelo mundo todo, a doença foi declarada como uma Emergência Global pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O vírus causador da doença pertencente ao mesmo gênero da Varíola humana, que está erradicada desde a década de 1980.
A Presidente da Comissão de Saúde Única do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) Débora Rochelly, relatou que a varíola dos macacos tem transmissão entre humanos, sem a participação dos animais no processo de contaminação. “Não há confirmação de que existe a participação nos primatas no processo de propagação da doença. Então, é importante ressaltar que o animal não é o vilão da doença, eles são sinalizadores e assim como humanos, vítimas do vírus”, disse.
Atualmente, a transmissão da doença acontece, principalmente, pelo contato com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados. Para prevenir a doença, é importante fazer o uso de máscara, reduzindo o contágio por gotículas das vias respiratórias, e higienizar as mãos com frequência. E também, evitar contato físico por meio de relação sexual, beijos e abraços com pessoas que tenham lesões na pele.