19 de julho de 2016

Oncologia veterinária foi tema da palestra realizada no último dia 14 pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraiba CRMV/PB, no auditório do SINAVEZ em João Pessoa-PB. A palestrante convidada Drª Felisbina Luisa Queiroga é Médica Veterinária e professora da Universidade de Trás-os-Monte e Alto Douro UTAD, Portugal.

Drª Felisbina  apresentou o que tem de mais atual e mais moderno em estudos sobre a oncologia veterinária, onde fez uma abordagem geral sobre o assunto.

DSC02328  Fotos ASCOM CRMV/PB

 

Durante a palestra a professora apresentou vários casos de pacientes com neoplasias, falou dos principais sintomas que os animais apresentam, que nem sempre são específicos, mostrou os tipos de abordagens e tratamentos que os profissionais podem adotar e por fim sobre a quimioterapia, seus princípios ativos e formas de como evitar seus efeitos colaterais.

Um diagnóstico oncológico não é fácil, nem para o paciente, nem para os donos dos animais, por isso o Médico Veterinário deverá optar por procedimentos que permitam quando possível, causar menos dor e mais qualidade de vida para o animal, lembrou a Médica Veterinária.

Por ser portuguesa, Felisbina compartilhou com os profissionais as diferenças  e semelhanças entre seu país e o Brasil no que diz respeito por exemplo, aos procedimentos adotados e aos medicamentos manipulados na Medicina Veterinária.

DSC02365  DSC02375

Profissionais que estiveram presentes elogiaram o evento, o tema abordado e o domínio do assunto pela palestrante.

O Programa de Educação Continuada é um projeto que visa o aperfeiçoamento profissional bem como a introdução de novas técnicas e atualizações, além de promover uma integração entre os profissionais através de palestras que acontecem uma vez por mês.

Maiores informações acesse.

Fotos ASCOM CRMV/PB

DSC02393  DSC02389

Assessoria de Comunicação CRMV/PB