02 de junho de 2016

A partir de agora, diagnósticos feitos pelo Laboratório Nacional Agropecuário de São Paulo (Lanagro-SP) terão validade mundial e dispensarão o envio de amostras para outros países. Isto é possível graças ao reconhecimento oficial do Laboratório como referência internacional em diagnóstico de influenza aviária (gripe aviária) e doença de Newcastle.

A decisão foi tomada em Paris durante a 84ª Assembleia de Delegados da OIE, que terminou em 27 de maio. O evento contou com a presença do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

É a primeira vez que um laboratório da América Latina é considerado referência para as duas doenças, consideradas de alto impacto no comércio nacional e internacional de aves.

O Brasil é área livre de gripe aviária. O perfil dos aviários brasileiros e as medidas preventivas adotadas contribuem para o risco baixo da doença, tendo o médico veterinário papel importante na prevenção.

Tanto a gripe aviária quanto a doença de Newcastle são consideradas de notificação obrigatória pela OIE.

Saiba mais

O Lanagro de São Paulo faz parte da rede de laboratórios nacionais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que desempenham papel fundamental nas ações de monitoramento, controle e fiscalização de alimentos, bebidas e insumos produzidos e comercializados no Brasil.

Os Lanagros também fornecem informações importantes para cooperações, estudos e projetos de pesquisa voltados para a segurança do alimento e detecção de fraudes econômicas.

São seis laboratórios agropecuários localizados em todas as regiões do país.

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV com informações do Mapa