A saúde e o bem-estar dos animais é um tema de interesse social, complexo e polêmico. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), por meio de normas, tem procurado harmonizar, de forma global, as regras para aprimorar a questão.

As denúncias de práticas incorretas, na maioria das vezes, são associadas a imagens chocantes que demostram péssimas condições dos animais.

Mas essas fotos não representam a realidade e o esforço dos profissionais da área para implementar as normas de acordo com os padrões estabelecidos pela OIE. As regras da organização visam proteger a saúde e o bem-estar animal em nível mundial e apoiar a Saúde Pública.

Como objetivo de premiar as fotografias que melhor ilustram, tanto do ponto de vista artístico como descritivo, o trabalho realizado pelos agentes da área, principalmente pelos veterinários, para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, organização realiza anualmente a “OIE Photo Competition”

O concurso é aberto à Rede Global da organização e a estudantes veterinários dos países membros. As premiações deste ano são de 500 euros e 1.000 euros, de acordo com a categoria.

É necessário reunir até cinco fotografias sobre o tema e enviá-las até 1º de maio para a banca julgadora. As imagens devem destacar as interações entre os animais e as pessoas, e caracterizar as atividades dos profissionais de saúde e bem-estar animal por meio de cinco temas distintos, clique aqui e confira.

Os resultados serão divulgados em 19 de maio no hotsite do Concurso da OIE. Os premiados vão receber os cheques durante a cerimônia de abertura da 85ª Sessão Geral da OIE, em 21 de maio, em Paris.

É importante, também, mostrar nas fotos a colaboração entre os atores da sanidade animal (veterinários, produtores, investigadores e outros), além da ilustração dos laços entre a saúde animal e a Saúde Pública.

Clique aqui para acessar regras, informações e inscrição.

Dúvidas e esclarecimentos, pelo e-mail: comunication@oie.int

Fonte CFMV (matéria acessada em 09/03/17)