O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) foi o anfitrião, na última quinta-feira (19/04), da 144ª reunião do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS). “É com grande satisfação que recebemos aqui os representantes dos conselhos profissionais da área de saúde. O CFMV tem muito a contribuir. Com união, haverá mais conquistas para as profissões”, disse o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.


 Helio Blume, tesoureiro do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV, Ivone Martini, representante do Conselho Federal de Enfermagem e Marinho tessari, representante do Conselho Federal de Educação Física. Foto: Ascom/CFMV

Os debates do fórum foram abertos com a apresentação do presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV (CNEMV/CFMV), Rafael Gianella Mondadori. Ele discorreu sobre o sistema de Acreditação dos cursos de Medicina Veterinária do CFMV.

Mondadori explicou que a ideia da acreditação surgiu da necessidade de melhorar os padrões de qualidade da educação com ênfase em cenários de aprendizagem, visando a formação de profissionais mais capacitados para atender as demandas sociais.  “Ela representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino de Medicina Veterinária de uma determinada instituição, para realizar as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos”, elucidou o médico veterinário.

Ele esclareceu também que o processo é voluntário, periódico, transparente e confidencial. “ A instituição sabe sobre os critérios de avaliação, mas ninguém sabe qual instituição se submeteu ao processo”.


Rafael Mondadori, presidente da CNEMV/CFMV. Foto: Ascom/CFMV

Sobre como são realizadas as avaliações in loco, Mondadori comentou que representantes do CFMV se certificam pessoalmente de que os cursos seguem padrões adequados de ensino. “Os critérios a serem empregados pelo CFMV são específicos para a avaliação e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de outros órgãos acreditadores norte-americanos e europeus”.

“Estamos sendo exemplo de um processo que está dando certo. No mundo fala-se a respeito da acreditação. A CNEMV acompanha tudo que está acontecendo em relação ao assunto”, finaliza.

O fórum também discutiu outros assuntos da área. Participaram do evento representantes do: Conselho Federal de Biologia-CFbio; Conselho Federal de Educação Física-Confef;  Conselho Federal de Enfermagem-Cofen; Conselho Federal de Fonoaudiologia-CFFa; Conselho Federal de Medicina-CFM; Conselho Federal de Medicina Veterinária-CFMV; Conselho Federal de Odontologia-CFO; Conselho Federal de Psicologia-CFP; e Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia-Conter.

Clique aqui e confira detalhes do Sistema de Acreditação dos cursos de Medicina Veterinária do CFMV.

Conheça também o FCFAS

Fonte CFMV