Coordenadores e docentes de cursos de Zootecnia de todo o país e integrantes dos Conselhos Federal e Rgionais de Medicina Veterinária e de Zootecnia se reuniram em Uberaba (Fazu), na 25ª Reunião Nacional de Ensino em Zootecnia.

O evento debateu temas como a gestão acadêmica e o papel do coordenador nos cursos de Zootecnia; as ferramentas para otimizar a educação a distância; e a matriz curricular dos cursos de graduação. A reunião integra a programação do 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia, e ocorreu em 13 e 14 de agosto.

De acordo com Ana Ambiel, presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do CFMV (CNEZ/CFMV), os objetivos foram alcançados: “Abordamos temas específicos exemplificando a atuação do coordenador. Ele deve fazer a gestão de todo o curso e observar os índices de desempenho, como evasão, retenção e sucesso”.

A presidente explica que o evento foi realizado com base nas reuniões do ano passado, e com algumas experiências e tópicos levantados. “A CNEZ elaborou um questionário para os coordenadores manifestarem temas que eles têm mais interesse”, explica, “recebemos cerca de 50 respostas, considerando que existem 107 cursos de Zootecnia, e pudemos, então, estabelecer os eixos temáticos na reunião de ensino”

Zootecnista Safira Bispo recebe o prêmio Mário Hamilton Vilela “Coordenador do Ano”

A coordenadora do curso na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) e membro da CNEZ/CFMV, Safira Bispo, recebeu o prêmio Mário Hamilton Vilela “Coordenador do Ano”, pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), destinado a profissionais de destaque no ensino de Zootecnia.

“ A participação de Safira na reunião foi muito importante. Ela apresentou todos os pontos com exemplo prático das ações sob sua coordenação. Ela concretizou, com exemplos práticos, como os coordenadores podem atuar em diferentes frentes”, relata Ambiel.

Apresentações

Clique aqui e acesse as apresentações da 25ª Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia

Fonte CFMV