O Departamento de Saúde Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DSA/Mapa), publicou nota técnica nesta segunda-feira (27) com esclarecimentos acerca do Coronavírus. De acordo com o documento, “com base nas informações disponíveis não se sabe se o 2019-nCoV tem algum impacto na saúde dos animais e nenhum evento específico foi relatado em qualquer espécie animal, até o momento”.

A recomendação do ministério é que “os veterinários devem manter um alto nível de vigilância e relatar às autoridades veterinárias qualquer evento incomum detectado em qualquer espécie animal… notificando imediatamente o Serviço Veterinário Oficial pelo e-SISBRAVET”.

Para a população, o Mapa orienta que “ao visitar mercados ou feiras de venda de animais vivos, carnes, peixes ou produtos de origem animal frescos, devem ser aplicadas medidas gerais de higiene e prevenção, como: lavagem das mãos após tocar os animais e produtos de origem animal; evitar tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos e evitar contato com animais doentes ou produtos animais deteriorados”. Também aconselha evitar “o consumo de produtos animais não inspecionados, crus ou malcozidos. Carne crua, leite ou órgãos animais devem ser manuseados com cuidado, para evitar contaminação cruzada com alimentos crus, conforme boas prácas de higiene alimentar.”

Confira a íntegra da nota técnica com as demais recomendações do Mapa.

Para mais informações sobre o assunto, acesse a página específica criada pelo Ministério da Saúde: http://saude.gov.br/novo-coronavirus

Assessoria de Comunicação CFMV