O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) informa que foi designada, nesta terça-feira (24/04), Junta Governativa para administrar interinamente o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS).

A decisão foi tomada após o CFMV ser comunicado e confirmar junto  ao próprio Regional que treze (13) dos dezesseis (16) membros do Conselho Regional renunciaram aos seus mandatos.

O CFMV esclarece que, de acordo com o artigo 14 da Lei 5517, os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária só poderão funcionar com, no mínimo, seis membros.

Quantidade inferior inviabiliza e impede as funções deliberativa e legislativa do Regional.

Assim sendo, os 3 membros remanescentes, diante da insustentabilidade da gestão (81,25% dos membros eleitos renunciaram), foram afastados.

A Junta Governativa atuará sob a subordinação do Plenario do Cfmv e apenas pelo período necessário ao início e finalização de novo processo eleitoral, necessário para  permitir e conferir aos profissionais inscritos no CRMV-RS o direito de elegerem os membros que conduzirão o Regional.

A Junta Governativa é formada  pelos seguintes profissionais:

Presidente: Elizabeth Rota Chitto;

Vice-Presidente: Flávio Antonio Pacheco de Araújo;

Secretário-Geral: Vera Lúcia Machado da Silva; e

Tesoureiro: Luciano da Silveira Chaves.

CFMV