No Dia Nacional do Cerrado, a organização não-governamental WWF-Brasil aproveitou para dar continuidade à campanha online Salve o Cerrado, lançada pela ONG, que trata das riquezas, das características e das ameaças sofridas por esse ecossistema, que é o segundo maior bioma da América do Sul com 203 milhões de hectares, ocupando 25% do território nacional, de acordo com o Ibama.

A WWF Brasil lembra que a vegetação original do Cerrado  foi reduzida para menos da metade, o que dificulta a sobrevivência das espécies, que totalizam mais de 11 mil plantas e 2.500 animais abrigados nesse bioma. Dados do Ibama apontam que o desmatamento ilegal já atingiu 48,2% do Cerrado até o ano de 2009, tendo como vegetação remanescente 51,16% do total da área; 0,62% da área é ocupada por corpos d’água. Esses números têm como referência a área do bioma, que é de 2.038.520,41 km², e da vegetação remanescente, de 1.051.446 km².

#Salveocerrado é a hashtag criada pela ONG brasileira, que se dedica à conservação da natureza, a fim de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

Você conhece o Cerrado? Se não, clique aqui.

 Assessoria de Comunicação do CFMV