Para debater as “Atividades de apoiar ao monitoramento e vigilância da resistência antimicrobiana nos setores de alimentos e agricultura”, a Rede Técnica de Pecuária Sustentável realizará um webinar. Será no dia 16 de março, das 8h às 9h30 (horário de Brasília), por meio da ferramenta Zoom. Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo link: https://fao.zoom.us/meeting/register/tJYvf-iuqDMpGdBuyuizdjGXewhwwJVgIwiu.

A rede é formada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Codex Alimentarius.

Resistência Antimicrobiana (AMR)

O uso indiscriminado de antimicrobianos na agropecuária contribui com o surgimento de novas bactérias resistentes e patogênicas para os animais e humanos, superando a capacidade dos laboratórios e indústrias de produzirem novas drogas. Se aplicada sem os devidos cuidados, a prática acarreta a concentração de resíduos desses fármacos no ambiente, na carne e derivados desses animais, podendo gerar a AMR e a consequente disseminação de genes de resistência.

Assessoria de Comunicação do CFMV