Em comunicado oficial, o Ministério da Saúde esclarece as dúvidas relacionadas à ação estratégica O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde, instituída pela Portaria nº 639/2020. A iniciativa visa capacitar profissionais de saúde nos protocolos clínicos para o enfrentamento da pandemia de covid-19 e gerou uma série de dúvidas entre os médicos-veterinários.

Segundo o ministério, o cadastro funcionará como “instrumento de consulta para ajudar no planejamento dos gestores da saúde frente às suas realidades locais de enfrentamento à propagação do coronavírus e a atualização necessária dos profissionais”.

O Ministério da Saúde ainda esclarece que a portaria “não tem caráter coercitivo e nem condiciona o recrutamento obrigatório de qualquer profissional da saúde para o exercício de suas funções. Os profissionais que não desejarem acessar o curso oferecido sujeitam-se apenas aos riscos decorrentes do desconhecimento do manejo clínico adequado da doença e de como proteger a si mesmo e aos pacientes”.

Para sanar as dúvidas sobre o cadastro, o formulário e a capacitação, o Ministério da Saúde preparou um documento com perguntas e respostas e um manual de orientação para o preenchimento de dados.

Confira os documentos:

– Perguntas e respostas do Ministério da Saúde

– Manual para cadastramento na Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais de Saúde”

– Ofício do Ministério da Saúde

Assessoria de Comunicação CFMV