Membros do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV/PB) participaram entre os dias 26 e 28 de setembro de 2018 do VI Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal em João Pessoa.

Durante a cerimônia de abertura o presidente do CRMV/PB, Méd. Vet. Domingos Lugo, foi convidado a compor a mesa de abertura juntamente com outros convidados ilustres.


Cerimônia de abertura / foto arquivo Débora Rochelly

A presidente da Comissão Regional de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (CEBEA/CRMV/PB), Méd. Vet. Elisiane Moreira, presidiu a mesa redonda Experimentação Animal & Substituição, onde foram abordados diferentes assuntos como a substituição animal em ensino e pesquisa, as perspectivas de substituição animal utilizando carne produzida em laboratório para consumo, a utilização de modelos de animais para as diversas pesquisas na saúde e em outras áreas, dentre outros.

Ao abordar a experimentação animal, os palestrantes falaram da importância da pesquisa, dos estudos experimentais e da necessidade de investimentos em pesquisas e destinação de recursos para validação de novos métodos substitutivos.


Mesa redonda / foto arquivo Débora Rochelly

Dentre os minicursos oferecidos durante o evento o de maior público foi o de Diagnóstico de Maus-Tratos contra Animais, ministrado pela Méd. Vet. Carla Molento e a Méd. Vet. Janaína Hammerschmidt,  os aspectos do bem-estar animal e a importância da temática na atualidade foram temas discutidos pelas veterinárias.


Minicurso Diagnóstico de Maus-Tratos contra Animais / foto arquivo Débora Rochelly

Durante a sexta edição do congresso o CRMV/PB participou no processo de organização propondo temas e coordenando mesas e mini-curso.

O congresso reuniu muitos participantes incluindo profissionais e estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Ascom/CRMV/PB