Presidentes das comissões do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV/PB), Méd. Vet. Débora Rochelly da Comissão Regional de Animais Selvagens e Meio Ambiente (CRASMA/PB) e a Méd. Vet. Elisiane Moreira da Comissão Regional de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (CEBEA/PB), participaram da mesa redonda com o tema Animais Silvestres em Discussão, durante o II Seminário Paraibano de Direito Animal realizado nos dias 17 e 18 de setembro de 2017, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.


Fotos ASCOM/CRMV/PB

A mesa estava composta pela Méd. Vet. Elisiane Moreira, como presidente da mesa, a Méd. Vet. Débora Rochelly e o Méd. Vet. Fabiano Pessoa, IBAMA-PI, como palestrantes.


Débora Rochelly  /  Fotos ASCOM/CRMV/PB

As Marcas do Tráfico de Animais Selvagens foi o tema abordado por Débora, que contextualizou  sobre o tráfico de animais e os seus prejuízos ao meio ambiente, lembrando que essa prática acontece desde o descobrimento do Brasil. O tráfico existe porque tem o traficante, que tem o colaborador, que tem o comprador, pontuou ela.

O avanço tecnológico da perícia para diagnósticos de materiais apreendidos, como ovos por exemplo, as operações de apreensões realizadas no estado da Paraíba, bem como o papel dos órgãos fiscalizadores e a importância do conhecimento das leis, foram tópicos abordados durante a sua apresentação.


Fabiano Pessoa  /  Fotos ASCOM/CRMV/PB

O Projeto Liberdade e Saúde: o uso da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e à prevenção de zoonoses, ministrado por Fabiano Pessoa, consiste na elaboração de um GIBI, que de forma lúdica aborda a importância de entender, respeitar e combater o tráfico de animais silvestres. Em sua apresentação tudo se transforma em música, ensinamentos que encantam os participantes, da criança ao adulto.

É preciso discutir com a sociedade sobre o tráfico de animais e legislações. A mensagem desse projeto é abrir os corações e as mentes da comunidade sobre a soltura e o respeito aos animais, finalizou ele.

O Projeto Liberdade e Saúde esta disponível através da Cartilha Liberdade e Saúde  e do Canal do Youtube superapoema.

 

Sobre o evento


Fotos ASCOM/CRMVPB

O  II Seminário Paraibano de Direito Animal foi realizado nos dias 17 e 18 de setembro na UFPB em João Pessoa/PB, onde estiveram presentes na mesa de abertura os presidentes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes Arruda e do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMVPB), Domingos Lugo.

Benedito Arruda em seu discurso falou sobre a importância do evento e do bem estar único, que envolve a harmonia entre humanos, animais e meio ambiente.

Para saber mais detalhes sobre o evento acesse  http://bit.ly/2w4aTqc

 Assessoria de Comunicação CRMV/PB