Membros da Comissão Regional de Ensino da Medicina Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV/PB), professores Adriano Fernandes Ferreira e Wilson Wouflan Silva, se reuniram na tarde do último dia 28/11, com o Plenário do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE/PB) para apresentarem as resoluções CFMV 1260/19 e 1281/19, que definem os limites de atuação dos auxiliares de médicos veterinários e as diretrizes dos cursos de auxiliares veterinários, respectivamente.

Na ocasião, os membros da Comissão expuseram aos conselheiros do CEE/PB suas preocupações quanto aos conteúdos que estão sendo ministrados nesses cursos que, muitas vezes extrapolam o limite de atuação de um auxiliar veterinário e acaba por infringir a Lei 5.517/68 e o Código de Ética do Médico Veterinário.

Prof. Adriano, presidente da Comissão, ressaltou que no Brasil não existem profissionais denominados Enfermeiros Veterinários, Auxiliares de Enfermagem Veterinária ou Técnico em Veterinária e que os mesmos não serão reconhecidos pelo Sistema CFMV/CRMV’s, uma vez que o Conselho só reconhece o Auxiliar de Veterinário.

Após, ampla discussão e esclarecimentos de questionamentos levantados pelos conselheiros, ficou definido que os cursos atualmente autorizados e aos que vierem solicitar autorização junto ao CEE/PB, terão seus projetos enviados para manifestação opinativa do CRMV/PB, “essa parceria é um grande avanço para a qualidade do ensino na formação dos futuros profissionais paraibanos”, finaliza Ferreira.

Assessoria de Comunicação CRMV/PB