No último dia 27 de outubro o Méd. Vet. Glenison Ferreira, membro da Comissão Regional de Animais Selvagens e Meio Ambiente CRASMA/CRMV/PB, participou da mesa redonda com o tema Ensino de Animais Silvestres nas Universidades durante a Semana Acadêmica de Medicina Veterinária, na cidade de Patos/PB.


Glenison Ferreria ao centro / Foto Arquivo Pessoal 

A mesa foi composta por Glenison Ferreira, como mediador, Joacil Germano Soares (Mestre, Médico Veterinário, Professor Titular da UNP-RN), Vagner Rodrigo Pessoa (Zootecnista do Parque Zoológico Dois Irmãos, Membro da Comissão de Animais Silvestres do CRMV-PE), Fernando Henrique Petroni (Zootecnista, Analista Técnico da Empresa Silvestre Ambiental) e Eduardo Melo Nascimento (Mestre, Médico Veterinário, Professor Titular CESMAC-AL).

Glenison apresentou as ações realizadas pela CRASMA CRMV/PB, que teve como objetivo promover o aperfeiçoamento profissional e aumento da demanda por Médicos Veterinários na área de animais silvestres e exóticos. Ainda durante o debate foram abordados assuntos como a atual situação do  ensino de animais silvestres nos Estados ali representados, poucas ofertas nas Universidades de disciplinas específicas da área e a falta de atendimento especializado ou vagas de residentes específicos em hospitais veterinários.

Participaram do evento professores da Instituição, Médicos Veterinários, alunos e congressistas. Os alunos presentes fizeram vários questionamentos sobre os motivos da dificuldade de implementar disciplinas na área, de trabalhar projetos de pesquisa, assim como a dificuldade de entrada no mercado de trabalho para veterinários e zootecnistas que desejam atuar exclusivamente com animais silvestres e exóticos.

Segundo Glenison apesar das dificuldades em implementar avanços na grade curricular o debate mostrou que é preciso que os discentes busquem melhorias e que os alunos procurem aperfeiçoamentos na área de selvagens, concluiu ele.

Assessoria de Comunicação CRMV/PB