Conscientizar a sociedade e os gestores públicos sobre a importância do Médico Veterinário na saúde pública é um movimento que exige esforços constantes dos profissionais e de entidades que representam a Medicina Veterinária. Esse é um dos motivos que leva o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a participar de reuniões como o Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (Fentas) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizadas nesta semana, de 26 a 28 de janeiro.

Dentre os temas debatidos pelos representantes da saúde destaca-se a realização, neste ano, pelo Ministério da Saúde da 15ª Conferência Nacional de Saúde. O evento é o desfecho de várias reuniões que ocorrem durante o ano nos municípios e estados. “A Conferência é muito importante pois resulta em deliberações para a programação de saúde do Brasil”, comenta a Médica Veterinária Oriana Bezerra Lima, representante do CFMV nas reuniões. Neste ano, o tema é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

Ela sugere que profissionais busquem informações e participem dos eventos municipais. Desses, sairão os representantes que atuarão nas reuniões estaduais. Dos eventos estaduais serão escolhidos os delegados para o evento nacional. “É importante que a Medicina Veterinária esteja presente”, afirma.

Para acompanhar as informações do evento e dar sugestões, pode-se acessar o portal do CNS (www.conselho.saude.gov.br) ou a fanpage do Conselho Nacional de Saúde, no Facebook. Outras informações também em 15cns@saude.gov.br.

AGENDA DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

Etapas municipais
9 de abril a 15 de julho

Etapas estaduais
16 de julho a 30 de setembro

Etapa nacional
23 a 26 de novembro

 Assessoria de Comunicação do CFMV