A Medicina Veterinária possui mais de 80 áreas de atuação, como pesquisas científicas, análise de alimentos, consultoria ambiental, segurança dos alimentos, perícia criminal, saúde pública e reprodução animal. Essa diversidade de trabalho desempenhado pelos profissionais, faz deles parte da Saúde Única, por promoverem a qualidade de vida dos animais, do meio ambiente e do ser humano.

O trabalho realizado pelos médicos veterinários no cuidado dos animais e do meio ambiente reflete diretamente na saúde humana. Além disso, são profissionais essenciais no desenvolvimento de imunógenos e medicamentos, no controle de zoonoses e nas campanhas de vacinação.

Os produtos de origem animal presentes na mesa do brasileiro todo dia contam com o trabalho atento de um médico veterinário, garantindo a qualidade do alimento de origem animal para o consumo. Antes da comercialização de alimentos como carne, ovos, peixe, queijo, leite, mel e seus derivados, o médico-veterinário está presente na produção animal, inspeção e controle sanitário, etapas importantes que prezam pela inocuidade do produto para o consumidor e para exportação.

O médico veterinário é profissional de saúde reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) desde 1998, por atuar na prevenção e diagnóstico de doenças de animais transmissíveis ao ser humano. Esses profissionais fazem parte das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) desenvolvendo ações de educação para prevenir e combater as zoonoses, como brucelose, tuberculose, toxoplasmose, leishmaniose visceral canina, dengue, febre amarela, raiva animal, esporotricose, esquistossomose, doença de Chagas.

O meio ambiente em desequilíbrio pode ocasionar um aumento na população de pragas e insetos, como vetores, carrapatos e pulgas, que podem transmitir uma série de doenças. A atuação do médico-veterinário na vigilância ambiental, assim como no desenvolvimento sustentável da produção, é benéfica ao ambiente, evitando doenças zoonóticas e epidemias.

Além dos campos exemplificados anteriormente, vale destacar que o médico veterinário é o grande responsável por dispensar cuidados clínicos e de orientação quanto ao manejo de animais domésticos e silvestres, conhecidos também como pets não convencionais. Esse é um campo de atuação emergente e que tem crescido bastante nos últimos tempos, representando um forte elo no processo de prevenção de doenças e agravos à saúde.

A Medicina Veterinária tem um impacto positivo para a saúde de todos. Os conhecimentos técnico-científicos desses profissionais, sua atuação no enfrentamento as zoonoses, desenvolvimento de medicamentos e vacinas, qualidade dos alimentos, só enfatizam o quanto o médico veterinário é importante não só para a saúde dos animais como também dos seres humanos e do meio ambiente.