O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba através da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária e Segurança dos Alimentos (CRESPVSA – CRMV/PB) realizou no dia 26 de setembro de 2018 a Pré-Conferência Internacional da Medicina Veterinária do Coletivo em João Pessoa/PB.

O presidente do CRMV/PB, Méd. Vet. Domingos Lugo, e a presidente da comissão Méd. Vet. Valéria Rocha, fizeram o discurso de abertura enfatizando a importância do evento, cujo tema tem grande relevância para a saúde pública.

 
 Méd. Vet. Domingos Lugo e Méd. Vet. Valéria Rocha / Fotos Ascom CRMV-PB

A Méd. Vet. Profª Rita Garcia em sua palestra Saúde Única e a Medicina Veterinária do Coletivo abordou temas como saúde do coletivo, medicina veterinária legal, medicina de abrigo e a teoria do elo.

Sobre a teoria do elo a professora explica que é a associação de maus tratos aos animais com a violência interpessoal, quando existem maus-tratos aos animais os indicadores apontam que algo não está em harmonia dentro da família.

Ainda em sua palestra Garcia falou das suas experiências e enfatizou que o Médico Veterinário tem uma grande responsabilidade social, pois a sua formação permite atuar na saúde humana, animal e meio ambiente.


Méd. Vet. Rita Garcia / Foto Ascom CRMV-PB

A Méd. Vet. Kênia Araújo abordou sobre a atuação do Médico Veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), quais atividades podem ser desenvolvidas dentro das equipes do NASF e ações que desenvolve dentro do ambiente escolar  com professores, pais e alunos e na  unidade básica de saúde com gestantes, diabéticos e idosos.

Trabalhar com diferentes grupos possibilita mostrar à sociedade a importância do Médico Veterinário para a saúde da humanidade, disse Araújo.


Méd. Vet. Kênia Araújo  / Foto Ascom CRMV-PB

Em Medicina Veterinária do Coletivo: Ações Integradas para Promoção de Saúde e Bem-Estar Animal e Humano, o Méd. Vet. Prof. Luís Eduardo Buquera apresentou a evolução do projeto de extensão, que se refere a medicina veterinária do coletivo, implantado no curso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus Areia/PB.

O projeto tem por objetivo mostrar o papel das universidades na propagação dos conceitos de guarda responsável de bem-estar animal e da própria relação com a saúde humana e animal.


Méd. Vet. Luís Eduardo Buquera / Foto Ascom CRMV-PB

A Méd. Vet. Sueli Silva em sua palestra Acumuladores de Animais no Município de João Pessoa/PB – Relatos do Centro de Controle de Zoonoses falou sobre as suas experiências com acumuladores em ações desenvolvidas no  Centro de Vigilância Ambiental e Zoonozes de João Pessoa.

Os acumuladores são pessoas que não conseguem se desapegar dos objetos ou mesmo de animais que trazem para dentro de casa e o acúmulo muitas vezes coloca em risco a saúde humana e animal, explica Sueli.


Méd. Vet. Suely Silva / Foto Ascom CRMV-PB

Em sua graduação o Méd. Vet. Fábio Targino participou de alguns projetos de extensão que resultou  em  muitos conhecimentos e aprendizados e que foram apresentados durante a sua palestra.

Hoje como profissional, Targino percebe uma evolução e acredita que é necessário novas dimensões sociais e holísticas na formação do Médico Veterinário para atender a demanda que o mercado pede dentro da saúde pública.


Méd. Vet. Fábio Targino Jr / Foto Ascom CRMV-PB

O Méd. Vet. Inácio Clementino em sua palestra A EMERGÊNCIA DA ESPOROTRICOSE EM JOÃO PESSOA enfatizou a saúde públicaapresentando quais os aspectos da introdução da esporotricose na Paraíba, destacando a forma zoonótica,  avaliação, tratamento, diagnóstico e como se propaga a doença no Estado e na região de João Pessoa.


Méd. Vet. Inácio Clementino / Foto Ascom CRMV-PB

Sobre o evento o tesoureiro do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Méd. Vet. Hélio Blume, destacou o nível e forma de apresentação das palestras que sem muitas formalidades permitiu um entendimento melhor sobre os temas tão importantes para a sociedade.

Os palestrantes mostraram que a Medicina Veterinária do Coletivo como o próprio nome diz, precisa andar de mãos dadas com outras profissões para que possam ter resolutividade nas ações de Saúde Única. O evento foi muito enriquecedor, muitos conhecimentos compartilhados, comemora a presidente da comissão.


Méd. Vet. Maria Teixeira (CRMV-MS), Méd. Vet. Viviane Medeiros (vice-presidente CRMV-RN), Méd. Vet. Hélio Blume (Tesoureiro CFMV), Méd. Vet. Valéria Rocha (CRMV/PB), Méd. Vet. Cássio Ribeiro (Cobea/CFMV), Méd. Vet. Fernando Zacci (CRMV-SC) / Foto Ascom/CRMV/PB 

O presidente do CRMV/PB agradece aos representantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Conselhos Regionais de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte,  profissionais e estudantes pela participação na Pré-Conferência Internacional da Medicina Veterinária do Coletivo e aos parceiros pelo apoio ao evento.

Essa foi mais uma das ações promovidas pelo CRMV/PB em comemoração do Dia do Médico Veterinário.

Nos dias 23 e 24 de maio de 2019 será realizada a IX Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo em João Pessoa/PB. As inscrições já estão abertas.

Saiba mais sobre a IX Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo

Acesse a Galeria de Fotos

Ascom CRMV/PB