Um livro e um aplicativo voltados para a suinocultura foram lançados, em maio, pela Embrapa Suínos e Aves. Produzidos por meio de pesquisas da Embrapa sobre a bactéria Salmonella, em parceria com o setor de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a ferramenta e o livro apresentam estratégias de controle da Salmonella nas diferentes etapas da cadeia de produção de suínos, que incluem granjas, fábricas de ração e matadouros-frigoríficos.

O livro, chamado “Salmonella na suinocultura brasileira: do problema ao controle”, também trata de temas como o sistema de gestão da segurança de alimentos e a análise de risco microbiológica.

Já o aplicativo “DiagSui – Diagnóstico laboratorial em suinocultura: acesso e funcionalidades” traz orientações sobre o diagnóstico laboratorial das principais doenças dos suínos.

A ferramenta, voltada para médicos veterinários e empresas que trabalham com sanidade de suínos, busca ofertar aos profissionais da área informações importantes que possam ser acessadas no momento em que o médico veterinário se depara com problemas clínicos na granja, por exemplo, e precisa colher amostras para envio ao laboratório.

A ideia é aumentar o percentual de acertos nos diagnósticos realizados, permitindo que formas mais rápidas e efetivas de controle sejam utilizadas e que a mortalidade de animais e os custos da produção sejam reduzidos.

O DiagSui foi desenvolvido para aplicativos móveis com sistema operacional Android  e está disponível no endereço play.google.com. A base de dados pode ser acessada off line.

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV