Uma Sessão Solene Especial Conjunta comemorou os 105 anos de idade do Prof. Dr. Milton Thiago de Mello. Promovida pela Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet) e Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV) com respectivas estaduais, pela Federação Nacional dos Médicos Veterinários (Fenamev) e sindicatos, além do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CFMV e CRMVs), o evento foi realizado no canal do CFMV, no YouTube, na última sexta-feira (5), das 17h às 18h30.

A mediação do encontro ficou a cargo do Prof. Dr. Josélio de Andrade Moura, presidente da Abramvet. Os acadêmicos Alcyr José de Vargas Cheuiche e René Dubois fizeram as saudações iniciais. Manifestaram suas felicitações ao Dr. Milton, os seguintes médicos-veterinários: o senador Wellington Fagundes; o Prof. Dr. Ariel Mendes; a coronel do Exército Brasileiro Beatriz Helena Felício Fucks Telles Ferreira; e o Prof. Dr. Cristiano Barros Melo, da Universidade de Brasília (UnB). O presidente da Fenamev, José Alberto Rossi, e os filhos do homenageado, Milton José de Mello e Vera Lúcia de Mello Mussi, foram também convidados da live.

Houve ainda participações internacionais: Ottorino Cosivi, diretor do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa-OPAS/OMS); o espanhol Rafael Laguens, presidente eleito da World Veterinary Association (WVA), e Arturo Ramon Anadon Navarro, presidente da Real Academia de Ciências Veterinárias da Espanha.

O presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, homenageou o aniversariante após as falas do Prof. Dr. José Cezar Panetta e do presidente da SBMV, Carlos Alberto Bastos Reis. Ele lembrou do orgulho de ter o professor entre os entrevistados no livro dos 50 anos da Lei nº 5517, editado em 2019, e da alegria de poder frequentar a casa do professor, desde 2018, quando iniciou sua primeira gestão à frente do CFMV.

“Falar do professor é falar da alegria que temos em conviver com ele. Pela sua simplicidade, sinceridade, postura profissional ética, que seja um exemplo a todos os nossos colegas. Segui seu exemplo de colecionar amigos e já cheguei aos 83”, pontuou.

As homenagens foram bem-humoradas, em sintonia com a personalidade do aniversariante, e ressaltaram sua generosidade e relevante contribuição para a profissão. Ele foi o último a falar, agradeceu a todos os amigos que participaram da live e destacou que “exageraram um pouco”. Encerrando a sessão, o grupo fez um brinde ao professor, conhecido apreciador de uísque, bebida com a qual acompanhou a sessão; em seguida, todos cantaram parabéns e o aniversariante soprou as velas, ao lado da família.

Assessoria de Comunicação do CFMV