Ao longo da história, a Peste Bovina já matou milhões de animais em todo o mundo e desencadeou consequências terríveis para a segurança alimentar e os meios de vida rurais, bem como perdas econômicas.

Mas graças a décadas de esforços internacionais, a peste bovina se tornou em 2011 a segunda doença que foi erradicada do planeta, depois da varíola em humanos.

Como atores-chave na preservação da saúde pública e saúde animal, veterinários de campo, autoridades veterinárias, criadores de gado, professores e estudantes de veterinária, bem como pessoal de laboratório, todos têm um papel a desempenhar na era de pós-erradicação.

Portanto, os objetivos desta campanha atingem vários níveis para:

– Garantir que a peste bovina ocupe seu lugar de direito no currículo veterinário;

– Preservar o conhecimento profissional em torno da peste bovina para garantir uma vigilância eficaz que permita uma detecção rápida, notificação e resposta adequada caso a doença volte a ocorrer;

– Orientar laboratórios para transferir ou destruir material com vírus da peste bovina.

A fim de manter o mundo livre da peste bovina e viver a memória desta doença, a OIE preparou uma campanha abrangente para os 181 Países Membros para garantir que todas as partes interessadas estejam plenamente conscientes do perigo representado pela peste bovina.

Uma série de ferramentas irá ajudá-los a conhecer o papel que ainda têm que desempenhar na era da pós-erradicação disponíveis em https://sites.google.com/view/rinderpest-campaign/

A palavra-chave desta campanha é a vigilância. Porque somente graças à vigilância contínua desses atores-chave, tanto local quanto nacionalmente, poderemos manter o mundo livre da peste bovina. Então a OIE organizou também um campeonato mundial em formato de um jogo on line.

O mundo Livre da Peste Bovina!

Trata-se de uma simulação na qual é necessário agir imediatamente porque a doença está se espalhando rapidamente pelo mundo, sendo essa  a razão pela qual você acaba de se juntar a uma equipe internacional de especialistas.

A jornada começa com o exame de animais infectados em todo o mundo, a fim de salvar o planeta da peste bovina.

Sua missão o levará ao redor do mundo, tanto para localizar animais infectados com o vírus da peste bovina quanto para ajudar os técnicos de laboratório a gerenciar e descartar o material que contém o vírus da peste bovina (MCVPB), com um único objetivo: encontrar a origem do surto de peste bovina e impedir a sua propagação.

O país que obtiver o maior número de pontos vencerá o Desafio da Peste Bovina, e o jogador do país vencedor que obtiver a pontuação mais alta ganhará uma VIAGEM ATÉ PARIS durante a sessão geral do OIE em maio de 2019.

Todos os jogadores do país vencedor receberão um certificado assinado pelo Diretor Geral da OIE e esse país será homenageado durante a Sessão Geral da OIE em maio de 2019.

O vencedor do concurso, o Desafio da Peste Bovina, será anunciado em 6 de novembro de 2018 no site da OIE.

Visite-o quantas vezes for necessário para melhorar o seu conhecimento e saber a pontuação do seu país.

Faça clic aqui para ver as Regras do concurso o Desafio OIE da Peste Bovina.

Faça clic aquí para saber mais sobre o uso de seus dados pessoais.

Acesse o jogo em:

http://rinderpestvigilance.com/es/?utm_source=World+Organisation+for+Animal+Health+%E2%80%93+OIE+Bulletin&utm_campaign=7573e6c01e-EMAIL_CAMPAIGN_2018_09_10_11_11_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_7694a173d1-7573e6c01e-75139495

Texto de autoria
Maria do Carmo Pessôa Silva – Auditora Fiscal Federal Agropecuária
Ponto Focal Nacional de Comunicação para a OIE