28 de março de 2016

A Comissão Nacional e as Comissões Regionais de Animais Selvagens do Sistema CFMV/CRMVs estarão reunidas pela primeira vez em Brasília (DF), em seu primeiro Fórum na sede do CFMV, nos dias 12 e 13 de abril. O objetivo do encontro é alinhar as ações das comissões e levantar ideias e necessidades de cada uma frente aos cenários da área nos diferentes estados.

Durante a reunião, além de sincronizar informações, também devem ser discutidas questões que visem melhorar o entendimento sobre a atuação do Responsável Técnico no âmbito de animais selvagens; a atuação dos profissionais na nutrição dos animais selvagens; e o debate sobre as melhores formas de ministrar conteúdos sobre o tema nas Instituições de Ensino Superior.

Para a Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) do CFMV, a representatividade da área em cada Conselho Regional é importante. “Queremos incentivar que cada estado tenha sua comissão regional, já que são realidades diferentes, com problemas pontuais. A amplitude da fiscalização é grande e a Comissão Regional é a mais indicada para auxiliar dentro do Estado”, afirma o presidente da CNAS, Carlos Eduardo Saad.

Atualmente, são 11 Comissões Regionais de Animais Selvagens, distribuídas nos estados de São Paulo, Maranhão, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Pará.

Segundo a CNAS, a área de animais selvagens é sensível a mudanças de legislações, já que cada estado possui normas específicas, por isso a importância do diálogo. Também não existe um mapeamento do número de profissionais médicos veterinários e zootecnistas que atuam na área, o que deve começar a ser discutido no Fórum.

“A distância ainda é um ponto crítico. Com a adesão das comissões, por meio do I Fórum, será possível começar a sincronizar nossas ações”, acredita Saad.

Confira a Programação I Fórum CNAS (1)

Assessoria de Comunicação do CFMV