Dizem que os bastidores de uma obra nunca são tão interessantes como o resultado apresentado ao grande público. Nas telas como na vida, o resgate de animais em desastres de massa é um trabalho cansativo, delicado e, muitas vezes, infrutífero. A rotina puxada, os desafios e exigências do trabalho desempenhado por cinco médicos-veterinários e uma zootecnista durante e após os incêndios no Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, são tema da principal reportagem da Revista CFMV 86.

Fotos e textos tentam transmitir um pouco sobre quem são e como é a rotina desses profissionais, que encaram situações, muitas vezes, perigosas para atender e salvar à fauna ameaçada pelo fogo e suas consequências. Aproveitamos para conversar com o senador mato-grossense Wellington Fagundes. Ele é presidente da comissão temporária do Senado Federal que está elaborando um projeto de lei visando proteger o bioma.

Isso é só o começo: tem entrevista com a médica-veterinária Ekaterina Rivera, referência no Brasil quando o assunto é Ciência de Animais de Laboratório (CAL), que arrebanhou um prêmio internacional em 2020; um balanço das realizações da gestão 2017-2020 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, artigo sobre o Exame Nacional de Desempenho da Medicina Veterinária e mais informações sobre as resoluções que regulamentaram a atuação dos laboratórios veterinários, bem como as terapias com células-tronco e ozônio em animais.

Confira todo o conteúdo da Revista CFMV 86 aqui mesmo, no site CFMV! O acesso é aberto, gratuito e você pode ler on-line ou fazer download, em formato PDF.

Assessoria de Comunicação do CFMV