21 de outubro de 2016

Por Carolina Menkes

Representantes de 22 estados e do Distrito Federal estiveram presentes no primeiro dia do VII Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs, realizado em Campo Grande (MS) nos dias 20 e 21 de outubro. O encontro levantou discussões sobre a saúde e o bem-estar únicos como meta de trabalho conjunto das comissões, além de introduzir debates sobre o plano de ação.

Participaram profissionais dos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Distrito Federal, Piauí, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Amapá, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio de Janeiro, Alagoas, Mato Grosso, Paraíba e Espírito Santo.

Foto: Ascom/CFMV

“Este é o momento mais importante das reuniões que a CNSPV/CFMV realiza, que tem a ideia de trabalharmos juntos em prol de uma única voz”, afirmou a presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária, Sthenia Amora.

Segundo ela, o contato direto com as demais comissões assessoras do sistema proporciona trocas de conhecimento e permite materializar os objetivos da gestão.

Foto: Ascom/CFMV

O integrante da Comissão Nacional, Fred Monteiro, abordou o conceito de Saúde Única. Ele destacou que dentre as doenças infecciosas humanas a maioria tem caráter vetorial. “Por isso precisamos entender a interação entre os vetores e o meio em que vivem. É preciso considerar o hábito do vetor e lembrar que em um contexto de saúde única isso inclui uma série de fatores”, afirmou.

A também integrante da CNSPV/CFMV, Adriana Vieira, reafirmou sua fala do Seminário de Saúde Pública lembrando a importância da prevenção às agressões. “Existem diversos trabalhos que estudam agressões no país, mas o que fazemos para prevenir? Quem são os cachorros que estão mordendo, que nem sempre são os que estão na rua?”, questionou.

A presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea/CFMV), Carla Molento, participou das discussões da manhã propondo reflexões sobre a Saúde Única e sua relação com o bem-estar único. “Precisamos sair desse paradigma de trabalhos isolados de separação para um pensamento conjunto, pois ao fazermos isso ganhamos parceiros com metas parecidas”, pontuou.

Foto: Ascom/CFMV

As comissões regionais de saúde pública apresentaram ainda, durante o encontro, as ações realizadas nos respectivos estados, suas dificuldades e estratégias futuras.

O Plano de Ação Nacional das comissões do Sistema CFMV/CRMVs para a gestão 2015-2017 foi repassado aos estados e reforçada a meta de trabalho de cada regional para atingir os indicadores pretendidos. “A ideia não é pensar em como as ações de cada Comissão Regional se encaixam no planejamento, mas sim como podem ser trabalhadas ações a partir desse plano”, afirmou a presidente da CNSPV/CFMV.

Confira aqui a galeria de fotos.

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV