22 de fevereiro de 2016

O Ministério da Agricultura deu início a uma operação para fiscalizar a qualidade dos peixes vendidos em supermercados do país. Fiscais federais agropecuários e agentes de inspeção visitaram estabelecimentos do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.

O trabalho foi coordenado pelo médico veterinário  Paulo Humberto Araújo, fiscal federal agropecuário. O trabalho de fiscalização desempenhado pelos profissionais de Medicina Veterinária garante a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, como é o caso dos peixes, muito consumidos nessa época do ano.

Foram alvo da fiscalização peixes que costumam ser vendidos como se fossem espécies mais caras, como bacalhau do Porto, linguado, pescada e badejo. Serão analisados produtos embalados, tanto nacionais e importados, que têm o Selo de Inspeção Federal (SIF) ou estaduais que tenham o SISBI.

A operação recolheu cento e cinquenta amostras de pescados suspeitos de fraude. A responsabilidade pela análise dos alimentos é do Laboratório Nacional de Agropecuária (Lanagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A escolha desses produtos para serem fiscalizados se deve ao período da quaresma, que antecede a Semana Santa, quando há aumento do consumo de pescados. O resultado deve sair em março.

Saiba o que observar na hora de comprar peixe:http://portal.cfmv.gov.br/portal/noticia/index/id/4174/secao/6

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV