20 de janeiro de 2016

Um estudo inédito coordenado pelo governo brasileiro comprova que o Brasil possui a maior biodiversidade do Planeta. O Catálogo Taxonômico da Fauna Brasileira lista as mais de 116 mil espécies de animais encontradas em território nacional, o que representa 9% da fauna mundial.

Cientistas de diversos países catalogaram 28 ramos de categorias de seres vivos em um processo que durou mais de dois anos para a construção do sistema, levantamento e organização dos dados.

A ferramenta online, com enfoque acadêmico, permite ao internauta consultar a lista com a enumeração de todas as espécies conhecidas da fauna nativa do Brasil. O Ministério do Meio Ambiente espera que o catálogo signifique um novo patamar para as medidas de preservação das espécies encontradas nos ecossistemas brasileiros.

O projeto é uma das medidas do governo para atender à meta nacional de biodiversidade de número 19, prevista para ser alcançadas até 2017, com a compilação completa dos registros já existentes da fauna, flora e microbiota (como bactérias e protozoários).

Posteriormente, a relação será revisada e ampliada com informações sobre as sinonímias, distribuição, habitats e outros dados relacionados à ecologia de cada espécie, além de imagens e ferramentas para identificação das linhagens.

A iniciativa se alinha ao Portal da Biodiversidade, criado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Saiba mais: http://portal.cfmv.gov.br/portal/noticia/index/id/4473/secao/6

Assessoria de Comunicação do CFMV com informações do Ministério do Meio Ambiente