Estudantes da Unifip participam de palestra sobre Sistema CFMV/CRMVs e código de ética
Estudantes de Medicina Veterinária da Unifip de Patos participaram, nesta sexta-feira (22), na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV-PB) da palestra ministrada sobre o Sistema CFMV/CRMVs e o Código de Ética da profissão. A atividade faz parte das ações em alusão ao mês do médico-veterinário, comemorado em setembro.
A palestra foi ministrada pelo chefe do Setor de Fiscalização, Andrei Felipe. O médico-veterinário recebeu os futuros profissionais e informou sobre a importância de conhecer a legislação vigente que regulamenta o exercício profissional e determina as diretrizes de segurança da Medicina Veterinária. Ele destacou que o Código de Ética traz todos os deveres e direitos da profissão e ressaltou a necessidade de conhecimento do mecanismo legal.
“O CFMV/CRMVs são órgãos consultivos que tem como razão de existência fiscalizar, orientar e disciplinar o exercício da profissão e as atividades relativas à área. Funcionamos como um Tribunal de Honra, zelando pelos profissionais e pelo bem-estar da saúde animal e humana, através da garantia e promoção de ações fiscalizatórias e da orientação para atuação do profissional dentro dos procedimentos legais”, destacou.
Andrei ainda explicou que o código de ética é um instrumento normativo referencial e fornece os princípios fundamentais para o exercício legítimo do médico-veterinário. O documento prover dos direitos e deveres profissionais em uniformidade de comportamento, a partir de uma conduta exemplar. O texto é definido por resolução do CFMV, após aprovação de sua plenária e pode passar por atualizações. Todos os profissionais têm o dever de conhecer e seguir o código profissional da Medicina Veterinária para sua proteção e para a prestação de um serviço de excelência à sociedade.
“Toda atuação profissional está respaldada na legislação do Código de ética. Enquanto profissionais e futuros atuantes da medicina veterinária precisamos estar cientes das diretrizes normativas da área para atuar conforme a lei no dia a dia da profissão e garantir proteção social” disse.