O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) recebe até 30 de julho as indicações para o Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho. A homenagem é prestada anualmente pelo CFMV a médicos veterinários brasileiros que tenham realizado relevantes serviços à ciência veterinária e ao desenvolvimento agropecuário do país.

Qualquer pessoa física ou jurídica, seja ela pública ou privada, pode indicar um nome para o prêmio. As indicações deverão ser acompanhadas de memorial e documentos comprobatórios, que serão analisados e julgados pelo Plenário do CFMV.

Os currículos, os memoriais e a documentação que comprove a carreira dos indicados serão submetidos à avaliação dos conselheiros do CFMV em Sessão Plenária. O profissional eleito pela Comissão de Avaliação e Julgamento receberá uma placa, uma medalha e um bóton especial de lapela banhado a ouro.

O nome do prêmio é uma homenagem ao médico veterinário Paulo Dacorso Filho, que dedicou sua carreira às principais causas da Medicina Veterinária e do CFMV, do qual foi integrante.

Formado pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil, em 1934, Dacorso Filho fez parte de várias associações e sociedades. O título de Mestre em Patologia foi concedido a ele pela Universidade Wisconsin, Estados Unidos, em 1947. Como professor, lecionou em instituições do Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

O professor ainda publicou cerca de 70 artigos científicos e ocupou diversos cargos em respeitadas instituições. No Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi diretor do setor de Veterinária entre 1966 e 1974 e conselheiro entre 1960 e 1965. Paulo Dacorso Filho morreu em 1975.

Como indicar

O envio de indicações pode ser feito pelo e-mail cfmv@cfmv.gov.br ou pelo correio, através do seguinte endereço:

Conselho Federal de Medicina Veterinária

SIA Trecho 6, lt.130 e 140, Brasília-DF, CEP 71205-060

O material deve ser claramente identificado como “Indicação para o Prêmio Paulo Dacorso Filho”.

Acesse a Resolução CFMV nº 677/2000 que aprovou o estatuto do Prêmio Paulo Dacorso.

Assessoria de Comunicação do CFMV