Doze bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que 15% dos trabalhadores adultos estão vivendo com algum transtorno. O mesmo documento estima que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade que custam à economia global quase um trilhão de dólares.
Os dados foram apresentados pela psicóloga clínica Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega (CRP 13/5496), durante palestra ministrada nesta segunda-feira (22) no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB). A ação realizada em alusão ao Janeiro Branco teve a missão de tratar sobre a saúde mental de médicos-veterinários e zootecnistas.
A psicóloga, professora do Unipê e Uniesp e ex-presidente do Conselho Federal de Psicologia, falou sobre ansiedade, depressão, síndrome do pânico, transtorno do estresse pós-traumático e Síndrome de Burnout. Entre os problemas que estão causando adoecimento da população, segundo ela, estão: aceleramento da existência; sentimento de culpa por não estar produzindo; redes sociais; velocidade de informação; produção de fake news; polarização política; entre outras.
Ana Sandra destacou que as pessoas têm receio de falar sobre problemas de saúde mental e que existe muito preconceito para se falar sobre a necessidade de tratamento, terapia e uso de medicação. Afirmou ainda que a doença da mente é muito perigosa e que causa sérios danos na vida das pessoas.
Entre as orientações listadas pela profissional para melhorar a saúde mental estão: definir pequenos objetivos na vida profissional e pessoal; participar de atividades de lazer com amigos e familiares; fazer atividades que “fujam” à rotina diária; evitar o contato com pessoas “negativas”; conversar com alguém de confiança sobre o que se está sentindo; fazer atividades físicas regulares; evitar consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas; e não tomar medicação sem prescrição.
Para o presidente do CRMV-PB, José Cecílio, esse é um assunto importante e por isso foi disponibilizada a palestra para os inscritos. “A saúde mental é importante para podermos lidar com as emoções positivas e negativas. Este é um assunto sério, que ainda é tabu para muitas pessoas”, disse.
Mais dados – A OMS divulgou em Julho de 2022 sua maior revisão mundial sobre saúde mental que aponta que quase 1 bilhão de pessoas vivem com um transtorno mental. Outro dado alarmante é que o suicídio foi responsável por mais de 1 em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade.
Veterinários – O vice-presidente do CRMV-PB, Adriano Fernandes destacou que pesquisa realizada na Inglaterra aponta que veterinários têm quatro vezes mais chances de cometer suicídio do que a população em geral; depressão, ansiedade e esgotamento profissional também fazem parte da realidade de muitos profissionais devido ao ambiente de trabalho. Ele ressaltou que é fundamental debater a temática e apontar soluções para o problema.
Transmissão – A atividade foi transmitida pelo Canal do Youtube do CRMV-PB e encontra-se salva lá. A transmissão foi realizada pelo secretário-geral, Tarsys Noan Silva Veríssimo que destacou a importância de abordar o tema e levar informações para cada vez mais pessoas.