Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Vida Selvagem é celebrado em 3 de março. Neste ano, a data tem o tema Florestas e meios de subsistência: sustentando as pessoas e o planeta, uma forma de destacar o papel central de florestas, espécies florestais e serviços de ecossistemas na manutenção dos meios de subsistência de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e, particularmente, de comunidades indígenas e locais com laços históricos com áreas florestais e adjacentes.

Nesta data, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reforça a importância do papel dos profissionais que atuam no cuidado e preservação da vida selvagem, colaborando com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Evento Global Virtual

Em razão da pandemia ocasionada pela covid-19, a celebração do Dia Mundial da Vida Selvagem será com um evento on-line gratuito, hoje, às 10 horas. Com representantes dos estados-membros da ONU, organizações do Sistema das Nações Unidas e dos acordos ambientais multilaterais, sociedade civil e setor privado, o evento terá uma série de discussões dedicadas ao tema da data para este ano.

A proposta para o Dia Mundial da Vida Selvagem está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 12, 13 e 15 da ONU e seus compromissos abrangentes para aliviar a pobreza, garantir o uso sustentável dos recursos e conservar a vida da terra. O evento virtual será transmitido ao vivo para o público no link do YouTube.

Assessoria de Comunicação do CFMV com informações da ONU