Neste sábado (25/4), a comunidade veterinária global celebra o Dia Mundial da Medicina Veterinária. Em 2020, Associação Mundial de Veterinária (WVA) e a HealthforAnimals dedicam a campanha ao papel crucial desempenhado pelos médicos-veterinários na proteção ambiental para melhorar a saúde animal e humana.

Os métodos incluem a abordagem da Saúde Única. Médicos-veterinários trabalham em conjunto com outros profissionais para melhorar e desenvolver novos sistemas de produção que respeitem o bem-estar animal, a saúde humana e o meio ambiente. Ao fazer isso, os veterinários contribuem para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para reduzir a pobreza e garantir fome zero, boa saúde e crescimento econômico.

Proteção ambiental para melhorar a saúde animal e humana

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) destaca a importância das atividades dos médicos-veterinários na saúde ambiental, humana e animal e a interdependência entre elas. Segundo a Associação Veterinária – World Veterinary Association (WVAC), “mudanças negativas em nosso ambiente acabarão prejudicando a nós mesmos e aos animais sob nossos cuidados”.

Para conselheiro efetivo do CFMV, o médico-veterinário Francisco Atualpa “conservar os diversos ambientes e manter os seus atributos naturais, bióticos e estéticos dando continuidade ao equilíbrio natural das suas populações vegetal e animal nativas garantem aos seres humanos a convivência e a interação com esses ambientes por período indeterminado, de forma harmônica e simbiótica”.

Sempre atento ao conceito e a necessidade de proteção ambiental, Atualpa avalia que a maior dificuldade tem sido aliar os interesses humanos, sobretudo econômicos, com essa necessidade de preservação. “Os órgãos de classe como o CFMV se alinham com esse pensamento de proteção e cuidado, buscando sempre a conservação ambiental em harmonia com os demais interesses da sociedade. Ao lutar pela manutenção do ambiente, estamos albergando nessa luta a conservação da flora natural e, a reboque, mantendo a preservação da fauna nativa, aliando-se ainda os diversos processos de interação que advém desse equilíbrio entre natureza, homem e animal”, diz.

Para ele, é importante entender que a proteção ambiental casa perfeitamente com o conceito de Saúde Única. “Ao preservar e lutar pela conservação do ambiente, estamos mantendo o equilíbrio deste sistema macro que envolve os diversos seres que o integram e dele dependem, bem como, mantendo a sua fauna segura, equilibrada e forte. A relação das espécies animais com seu hábitat é fundamental na sua preservação e manutenção”, complementa.

Nos últimos anos, diversos casos de novas patologias que acometeram os seres humanos podem ser atribuídos, em uma análise mais minuciosa, ao desequilíbrio promovido no cuidado ambiental, avalia Atualpa. “Febre amarela, Influenzas, Febre do oeste do Nilo e Ebola são alguns exemplos de afecções que poderiam ter sido evitadas se houvesse o racional uso e manejo do ambiente e de seus recursos”.

Cícero Pitombo, também conselheiro efetivo do CFMV e médico-veterinário recém-eleito conselheiro para a América Latina da WVA, defende a importância da proteção ambiental na produção animal. Para ele, “além de ser uma ação de cidadania, melhora a produtividade por proporcionar melhora nos índices de bem estar, e isso tem impacto direto nos animais e indireto para os humanos, pois teremos menos animais doentes com menor transmissão de doenças a nós (zoonoses), além de produtos oriundos desses animais com melhor qualidade.”.

Webinar Vet (WVAC2020 virtual)

Para celebrar o Dia Mundial da Medicina Veterinária será realizado em 25 de abril um evento de Medicina Veterinária on-line.

O encontro virtual é realizado pela Associação Neo-Zelandesa de Medicina Veterinária (NZVA), a Associação Mundial de Veterinária (WVA), em parceria com o Webinar Vet (WVAC2020 virtual).

Nesta data especial, o CFMV parabeniza todos os médicos veterinários pelo seu trabalho na promoção da Saúde Única: saúde humana, animal e ambiental.

Assessoria de Comunicação CFMV