Home/Notícias/Dia da Saúde Única é comemorado com ação educativa em Universidade do Estado

Dia da Saúde Única é comemorado com ação educativa em Universidade do Estado

No último domingo (03) foi comemorado o Dia da Saúde Única e para lembrar sua importância estudantes dos Projetos de Extensão PROBEX/UFCG Saúde Única, Previnevet e Construindo Sorrisos da Universidade Federal de Campina Grande/Campus Patos (UFCG), promoveram uma ação de Educação em Saúde na UFCG com o objetivo de levar à comunidade acadêmica a importância dessa  temática. O projeto é coordenado pela professora Carolina Américo, pelo professor Silvano Higino e pela professora e Méd. Vet. Débora Rochelly.


Fotos arquivo: Débora Rochelly

Práticas de higiene do corpo, saúde bucal, leishmaniose e tráfico de animais foram temáticas abordadas pelos estudantes. Para falar sobre o tráfico de animais foi utilizado um grande jogo de tabuleiro chamado Trilha da Liberdade, um jogo desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente do Piauí (IBAMA-PI) e adaptado pelo CRMV/PB, com o intuito de conscientizar a sociedade quanto a prática ilegal de forma lúdica, “é brincando que conseguimos envolver a sociedade e mostrar que é preciso dizer não ao tráfico de animais” conclui Rochelly.

Saúde Única

O conceito de Saúde Única surgiu para traduzir a união indissociável entre a Saúde animal, humana e ambiental. Neste sentido, olhar o todo torna-se fundamental para garantir níveis excelentes de saúde. Muitas doenças podem ser melhor prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária, a Medicina Humana e outros profissionais de saúde.

A Medicina Veterinária, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, revela-se uma das profissões mais completas do mundo. Foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV/PB) reforça a importância do trabalho multidisciplinar de atuação do Médico Veterinário em prol da Saúde Única.

Assessoria de Comunicação do CRMV/PB com informações da Assessoria de Comunicação CFMV

2019-11-06T17:10:44-03:00 06/11/2019|Notícias|